tag:blogger.com,1999:blog-13137300.post5076210562391806643..comments2023-08-10T07:17:29.490-03:00Comments on Dialógico: Carta a um radialista do PIGUnknownnoreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-13137300.post-69922536025004068482008-10-20T01:10:00.000-02:002008-10-20T01:10:00.000-02:00Hélio, de fato, estamos reféns da mídia hegemônica...Hélio, de fato, estamos reféns da mídia hegemônica e o debate é sem fim. O que denunciamos é a falta de entendimento, por parte de certos movimentos sociais, que a comunicação é um problema. <BR/>Não podemos exigir da população, no geral, que esta compreenda o modelo de comunicação no país, se a mídia não discute mídia e a turma, ainda por cima, adora novela. <BR/>Mas de gente batalhadora, que vai para o enfrentamento, que tem posição política, que não se acovarda frente a certa polícia, é preciso instigar, para que amplie sua visão política. Que coloque, em pauta, como se cria consensos, como se minimiza certas governos e como se massacra outros, essas coisas que a gente faz por aqui. :-)<BR/>Abração!!!!Claudinhahttps://www.blogger.com/profile/07091525272396447265noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13137300.post-8730794013501304092008-10-19T04:35:00.000-02:002008-10-19T04:35:00.000-02:00Cláudia,As pessoas não conseguem abster-se de acom...Cláudia,<BR/><BR/>As pessoas não conseguem abster-se de acompanhar as notícias da mídia corporativa por várias razões, dentre as quais cito as que consigo me lembrar agora:<BR/><BR/>1) Se mais de 80% de todos os assuntos os quais a sociedade urbana toma conhecimento e discute são obtidos a partir dos mídias, é inevitável que as pessoas consumam os produtos da mídia hegemônica como a forma mais genérica de saberem "sobre tudo um pouco" a fim de orientarem-se no mundo em que vivem. Do contrário, estarão completamente descontextualizadas. Como conseqüência dessa descontextualização, não apenas ficarão boiando perante a família e os amigos como também correrão o risco de nao saber que determinado curso técnico existe, que o mercado de trabalho está melhor para x áreas e péssimo para outras; que o show que desejam assistir no dia tal será em tal lugar e que os ingressos estão à venda em tal lugar e assim por diante. É serviço de utilidade pública quando não há conotação político-ideológica voltada para o consumo embutidas (e isso, definitivamente, existe - do contrário, o PIG seria intragável em todos os sentidos e as pessoas iriam se tocar, deixando de consumi-lo e partindo para o financiamento de outras alternativas);<BR/><BR/>2) O passatempo predileto da esquerda é ver o que o PIG está falando sobre ela. Uma coisa é quando raríssimas e honrosas exceções (ou seja, nós) sabemos com quem estamos lidando e para quem conseguimos nos fazer entender (muito poucos); outra é só ficar falando em PIG, porém fazendo uma mídia tendenciosa às avessas, como fazem blogs ruins como o Amigos do Presidente Lula e mais da metade dos jornalistas da Caros Amigos (panfletários) e da Carta Capital (extremamente benevolente com Lula). Agindo assim, não se faz coisa melhor do que o PIG senão dando uma de PIG às avessas;<BR/><BR/>3) Não é só uma questão de credibilidade, canalhice ou burrice a preferência pelo PIG: na internet, mesmo com zilhões de opções diferentes que nenhuma outra mídia oferece (em função do alto custo de produção) e apesar das rádios e TVs comunitárias (apesar da maior confiabilidade e diversidade conteudística, raros conseguem ser tecnicamente atraentes e criativos, espantando a audiência por acharem que preocupação estética e dinamismo são perfumaria), prevalece a lei da oferta e da procura e também a força do hábito: a esmagadora maioria dos internautas procura na internet as mesmas fontes de informação que costuma acompanhar no rádio, na TV, no jornal, na revista, no cinema e assim por diante.<BR/><BR/>O Agente 65 disse que há mais de 20 jornais diários no Egito, 10 em Santa Cruz de la Sierra e uma boa quantidade também em NY.<BR/><BR/>Aqui, ou se muda a lei e fazem com que se cumpra, ou nunca nada irá melhorar no limite do razoável.<BR/><BR/>[]'s,<BR/>HélioAnonymousnoreply@blogger.com