25 de fevereiro de 2007

Campanha da Conorte

A fim de conscientizar a população da importância do pagamento da passagem de ônibus, em função da permanência da qualidade do servio prestado, o consórcio CONORTE, que reúne a Auto-viação Navegantes, a Nortran e a Sopal, vem com este cartaz abaixo:
Viram bem? Atentem para o detalhe agora:
As imagens não estão lá grandes coisas, mas a idéia é clara: enquanto o homem loiro de olhos azuis, com a carteira recheada, paga a passagem, a mulher negra pede carona.
Sou usuária do transporte coletivo de Porto Alegre e nestes anos todos em que o utilizo, a maior parte, para não dizer 90%, dos tais "caroneiros" são do sexo masculino. Foram raras as ocasiões em que vi mulheres passando por debaixo da roleta, ou saindo pela porta da frente sem pagar.
A questão da raça, suscitada pelo cartaz, é supérflua discorrer sobre ela, de tão óbvia que é. O racismo é descarado. Enviarei estas imagens à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa.
É impressionante: a pessoa que fez a ilustração não foi chamada à atenção pela assessoria de comunicação, ou sei lá que órgão correspondente da CONORTE, e tal cartaz passou batido. Está aí para o público ler.
Não sou contra às campanhas pelo pagamento das passagens, mas a questão é que esta tem conotação discriminatória de gênero e raça.

Nenhum comentário: