18 de maio de 2007

Da TV Dialógico

Eis que surge na blogosfera, uma excelente invenção para que haja melhor interatividade entre os bloggers do mundo: O "meme".
Um "meme" é um "gen ou gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. Simplificando: é um comentário, uma frase, uma idéia que rapidamente é propagada pela Web, usualmente por meio de blogues.O neologismo "memes" foi criado por Richard Dawkins dada a sua semelhança fonética com o termo "genes".
in: http://momentos.canalblog
O Scharlau deu a idéia de criar a sua "tv" e este é o meu meme (gracias, Carlinhos Medeiros!) e tenho a incubência de levar adiante esta corrente, indicando-a a cinco bloggers para prosseguir, de acordo com a regra, escolhendo a Suzana, a Elenara, o Milton Ribeiro, o Felipe e o Hals.
Para ilustrá-lo, o Ministro da Cultura Gilberto Gil ovacionado pelo público presente no I Fórum de Tvs Públicas.


4 comentários:

Anônimo disse...

Bastante original, seu meme.
A cada dia a blogosfera está superando expectativas e já é possível criar "avatares" animados como eu vi em "Um Homem das cidades", que publica seu próprio telejornal.
Muito bacana.

abraços e obrigado pela visita.

Suzana Gutierrez disse...

Não sei se é porque hoje é sábado e ontem eu fiquei vendo um filme velho na tv e fui dormir às 4 h... mas não entendi as regras deste meme...

beijosss

Claudinha disse...

Su, sobre o meme: eu imitei a idéia de um amigo, o Scharlau, e criei a TV Dialógico, aproveitando uns vídeos feitos na digital do Felipe, durante a minha ida à Brasília. Assim, podes copiar o meu e repassar a mais 5 pessoas ou podes criar um novo. Fica a teu critério. Beijo!

Anônimo disse...

Cláudia,

O conceito de meme é altamente inspirador, inclusive academicamente. ;)

Sem ter passado aqui antes, o Carlinhos me memou e eu estudei na Wikipedia uma breve descrição do conceito, que me levou a pensar além.

Meus dois últimos posts tratam disso e da maravilha de blogueira que é amiga do Carlinhos e que parece ter sido uma das pioneiras a utilizar o conceito da memética em seus posts!

[]'s e :*
Hélio