2 de junho de 2007

Chávez e os esquerdinhas

Mensagem encaminhada à Deputada Luciana Genro com cópia para o Sen. Paulo Paim, Dep. Fed. Arlindo Chinaglia e Dep. Fed. Tracísio Zimmermann:
"Estão estampadas no Correio do Povo do dia 02/06/07, notório pasquim da grande mídia, sua resposta, a do Sen. Paulo Paim e as dos Dep. Arlindo Chinaglia e Tarcísio Zimmermann sobre as declarações do Presidente Hugo Chávez. Ao que parece, a senhora continua não entendendo o que está em jogo.
A serem verdades as suas palavras, pois que existe sempre a possibilidade da grande mídia estar mentindo e lhe atribuindo coisas que a senhora não disse, eu lhe pergunto: como assim Lula papagaio? A bem da verdade, deve-se dizer, que Chávez apenas reagiu a uma ingerência descabida do Senado brasileiro em assuntos internos da Venezuela, Senado este, aliás, que está sob a enxurrada de denúncias de corrupção envolvendo vários de seus integrantes. Esta Casa melhor faria, se cuidasse mais do seu nariz, ao invés de ficar se imiscuindo em assuntos que não lhe dizem respeito. Em nenhum momento, as críticas de Chávez se dirigiram ao Lula. O Presidente da Venezuela dirigiu uma crítica certeira a este reduto de farsantes e picaretas como José Sarney, que, diga-se de passagem, foi quem desencadeou este embróglio. As razões da direita e do Sarney, para fazer o que fez com aquele seu infeliz manifesto, eu entendo muito bem, já que ele é patrão de um monopólio de mídia e está coerentemente defendendo os seus interesses espúrios.
Agora, qual é o seu interesse, dona Luciana, do Paim e do Chinaglia em se envolverem nesse episódio? Perderam uma grande oportunidade de ficarem quietos, uma vez que nenhum de vocês quatro têm coragem de se manifestar sobre as verdadeiras causas desse episódio Chávez-Senado.
O pano de fundo disso tudo, é que Chávez cometeu o pecado dos pecados: ao não renovar a concessão pública da golpista RCTV, ele mexeu numa cláusea pétrea dos interesses da direita, ou seja, de que a sociedade não pode exercer nenhum controle sobre essa máfia que é a grande mídia. E se levantarmos este pano de fundo e olharmos os bastidores, veremos que, por trás de tudo, está uma tentativa de sabotar a entrada da Venezuela no Mercosul. Pois não estava ontem o filho do Bornhausen vociferando exatamente sobre isso? E, no final das contas, todo este enredo atende aos interesses de quem? Se a senhora não descobriu ainda, eu lhe digo: ao EUA, a quem a mídia hegemônica está ligada, e que quer sabotar nosso bloco econômico para nos empurrar a ALCA goela abaixo.
Quando Chávez chama os nossos senadores de papagaio, vamos convir que ele está sendo muito generoso, porque nossos políticos, incluindo-se aí os auto-proclamados de esquerda, não passam mesmo é de patinhos.
Finalizando, fica uma sugestão: de todos os nossos ditos esquerdinhas (Lembra? Foi isso que o Jô Soares lhe falou naquela entrevista que a senhora lhe concedeu na época do mensalão.) o que se saiu melhor, foi justamente o Lula. Deixando de laso as suas infelizes metáforas e demagogias futebolísticas, declarou: "Acho que cada país tem que ter soberania para fazer o que é precisa ser feito. Nada mais que isso.". Sugiro que a senhora medite sobre isso.
Eugênio Neves
Artista Gráfico
Porto Alegre - RS
P.S.: Só li o Correio do Povo e tive a infelicidade de ler essas declarações, porque a empresa que o publica, joga todo o dia esse lixo na minha porta, na tentativa de me induzir a assiná-lo. Jamais daria um centavo do meu dinheiro para sustentar essa mídia venal."

5 comentários:

Anônimo disse...

RCTV foi muito menos golpista que Cisneros e que mudou de lado e passou a apoiar Chávez no plebiscito e na reeleição. Não vamos desinformar as pessoas. Chávez quer calar a boca da crítica.

Anônimo disse...

Quais foram as declarações da Deputada Luciana Genro?

Que Hugo Chàvez havia chamado Lula de papagaio e por isso ela se indignou?

Uma fábula, eu não acredito nisso. Até minha filha de 8 anos sabe que ele se referiu ao congresso "currupaco".

Anônimo disse...

Acho que não entendi a polêmica, mas estou contigo Eugênio.

Anônimo disse...

A sorte deste pessoal é que o Chavez não é chegado num AI-5 como alguns "brasileiros".

Anônimo disse...

Eugênio,

Passa lá no meu blog e vamos discutir meus dois posts desta segunda-feira com os demais blogueiros? ;)

[]'s,
Hélio