Em meio às barbaridades que estou tendo que ler nos comentários deste blog sobre o acidente, uma opinião de alguém que ao menos tem credenciais para dar palpites. Trata-se do engenheiro de campo Agostinho J. Rosa, de Wilmington, Delaware (USA). Vejam o que ele diz.
[Agostinho J. Rosa] [Wilmington, Delaware - USA] [Field engineer] Trabalho há 32 anos na Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e desde os meus primeiros anos na companhia aprendi que não se especula em acidentes aéreos. Infelizmente, não foi essa a direção que o editorial do Jornal do Brasil seguiu. Só faltou escrever que o "Lula provocou o acidente". Lamentável o baixo nível da grande imprensa. O avião possui dois equipamentos: CVR (cockpit voice recorder) e o mais importante deles, FDR (flight data recorder). Por meio do FDR, é possível acessar as últimas 25 horas de operação do avião e centenas de parâmetros , tais como velocidade, ângulo de rampa, rotação do motor, posição dos flapes, slats, pressão dos freios, anti-skid, ground spoilers. Esses parâmetros serão importantíssimos para determinar o porque da não imobilização do avião no solo e a razão da arremetida. Com os dados do CVR, complementa-se a análise e possibilita determinar a causa provável do acidente. Sendo assim, qualquer conclusão precipitada é um ato irresponsável e criminoso.
[Agostinho J. Rosa] [Wilmington, Delaware - USA] [Field engineer] Trabalho há 32 anos na Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e desde os meus primeiros anos na companhia aprendi que não se especula em acidentes aéreos. Infelizmente, não foi essa a direção que o editorial do Jornal do Brasil seguiu. Só faltou escrever que o "Lula provocou o acidente". Lamentável o baixo nível da grande imprensa. O avião possui dois equipamentos: CVR (cockpit voice recorder) e o mais importante deles, FDR (flight data recorder). Por meio do FDR, é possível acessar as últimas 25 horas de operação do avião e centenas de parâmetros , tais como velocidade, ângulo de rampa, rotação do motor, posição dos flapes, slats, pressão dos freios, anti-skid, ground spoilers. Esses parâmetros serão importantíssimos para determinar o porque da não imobilização do avião no solo e a razão da arremetida. Com os dados do CVR, complementa-se a análise e possibilita determinar a causa provável do acidente. Sendo assim, qualquer conclusão precipitada é um ato irresponsável e criminoso.
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