17 de dezembro de 2007

A igreja católica faz escola

A sede mundial da IURD fica no Rio de Janeiro, com 8 pavimentos e 63.000,00 m² de área construída. (Fonte: FENAPEF)
Universal chega aos 30 anos com império empresarial
Fonte: Folha UOL
O império erguido pela Igreja Universal do Reino de Deus, que completou 30 anos em julho deste ano, vai além das 23 emissoras de TV e 40 de rádio. Reportagem publicada neste sábado na Folha (íntegra somente para assinantes do jornal e UOL) traz levantamento de outras 19 empresas registradas em nome de 32 membros da igreja, na maioria bispos.
Entre as empresas reveladas pelo levantamento da reportagem estão dois jornais diários --"Hoje em Dia", de Belo Horizonte, e "Correio do Povo", de Porto Alegre--, as gráficas Ediminas e Universal, quatro empresas de participações (que são acionistas de outras empresas), uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro saúde.
Segundo a reportagem, a Igreja Universal também tem sua própria empresa de táxi aéreo, a Alliance Jet, de Sorocaba (SP), que fatura cerca de R$ 500 mil mensais e tem três aviões, um deles adquirido por US$ 28 milhões, neste ano. A empresa está em nome de Adilson Higino da Silva, bispo auxiliar de São Paulo.
Se um bispo se envolve em escândalos --caso de parlamentares-- ou entra em atrito com a igreja, as ações mudam de mãos, segundo a reportagem da Folha.
Foi o que aconteceu com o ex-bispo e ex-deputado federal Wanderval Santos (que pertencia ao PL de São Paulo), denunciado pelo Ministério Público por envolvimento com a máfia das sanguessugas. Depois que o escândalo veio à tona, ele deixou a igreja e vendeu as ações que possuía na Rádio Liberdade (de João Pessoa, Paraíba) e na Rádio Continental (de Florianópolis, Santa Catarina). "Os homens podem ter seus erros, mas a igreja é santa", afirmou o ex-bispo à reportagem.
Outro lado
A igreja não quis dar declaração ou informação sobre seu vínculo com as emissoras de TV da Rede Record, as emissoras de rádio e as empresas registradas em nome de bispos ou outros membros da instituição.
A Folha encaminhou dois e-mails com detalhes sobre o conteúdo da reportagem, além de pedidos de entrevista feitos por telefone. A resposta, via assessoria de imprensa, foi de que não se manifestaria sobre nenhum dos temas abordados.

Um comentário:

Jens disse...

Tem mais a ver com a Bolsa Estupro, lá embaixo. Interessante e inteligente a campanha que a Record está fazendo na tevê defendendo o direito da mulher decidir sobre o seu corpo (no caso fazer ou não aborto). Ainda não vi a resposta da Igreja Católica, que certamente virá.
Um abraço.