29 de janeiro de 2008

Sobre a Aracruz no Espírito Santo

Navegando pelos blogues enlaçados no Dialógico, cheguei até o Fazendo Média (do jornalista Marcelo Salles), li Meio ambiente e o silêncio da mídia e me deparei com este importante comentário a respeito da ação da Aracruz no Espírito Santo:
Estive no norte do Espírito Santo para um período de descanso e fiquei chocado com o deserto verde da criminosa Aracruz na região. Só se vê por todo lado, a triste, desabitada e agourenta floresta de eucalíptos, é assustador.Conversei com nativos da região e as falas são de pura revolta e indgnação pelas terras perdidas, desemprego, miséria, fome e a total depredaçao do meio ambiente.No Parque estadual de Itaúnas o antigo rio Riacho Doce [que faz a divisa do ES com a Bahia], já não tem mais força para desaguar no mar, precisando que os pescadores nativos cavem uma vala para que um filete de águas alcancem o oceano. Foi muito triste aquela cena, foi como ver um enterro, onde o antigo largo rio [hoje córrego] era o solene defunto.E o mais patético é que as pessoas presentes culpavam à falta de chuvas pela situação morimbunda do rio e não ao famingerado deserto verde da Aracruz que o suga até quase até à última gota. Que falta de consciência, de informação, que ignorância!Que pena que os cariocas também irão ver este filme de horror protagonizado pela Aracruz, que se preparem.Ou levantem e lutem! Leandro Alvres, 23/01/08.

Na publicação do Marcelo, fica-se sabendo que o Deputado Estadual do PT Carlos Minc atuou como "garota propaganda da Aracruz". Pausa para um longo suspiro de desalento...

8 comentários:

Cé S. disse...

Carlos Minc, quem diria. :O

Anônimo disse...

A Aracruz tem comprado políticos de todos os partidos. E que não se pense mais que o PT só possui flores imaculadas dentro de seus quadros.

É por isso que eu digo: até mesmo o PMDB tem gente boa. Prova disso é o governador Requião, que não é frouxo como o Lula.

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Nessas horas, lembro daquela música do Caetano: "a força da grana que ergue e destrói coisas belas"...

Anônimo disse...

Amigos, sem passionalismos nem à esquerda nem à direita, vamos analisar o que o MST faz em seus assentamentos, o que fazemos com nosso arroio Dilúvio, o Guaíba... Esse negócio de demonizar a Aracruz é para as mulheres camponesesas, que recebem $$$ do Lula para isso. E partido por partido, o cumpanhëro Olívio não recusou a grana da Aracruz para a última campanha.

Anônimo disse...

Zé Mário, acho que estás misturando alhos com bugalhos. O fato é que existe uma devastação no ES, cultural e natural, graças a Aracruz Celulose. Isso é fato, não é invenção de qualquer pessoa de esquerda.
Acho muito engraçado, quando ouço/leio coisas como MST recebe $$$ do governo Lula. Só enxergam problemas em projetos financiados pelo governo, quando estes dizem respeito a determinadas classes sociais. Agora, mega-empresas serem beneficiadas com dinheiro do Lula (ou de governadores) para aniquilar com qualquer relação decente entre emprego/salário/produção/meio-ambiente, ah, isso não é problema!!! É "natural" até! Não existe problema algum. Problema é um grupo de pessoas que desejam local para trabalhar, produzir para a nação ecriar seus filhos receber alguma subvenção governamental. Os que dilapidam o patrimônio público podem tudo (a Schincariol que o diga), mas quem deseja o crescimento da nação, este é um problemão!
Quanto a campanha do Olívio para o governo do estado ter aceitado dinheiro da Aracruz, este é um dado que é fácil de constatar a sua veracidade, pois tudo está exposto no sítio do Tribunal Eleitoral. Num cenário onde o financiamento de campanha eleitoral é privado, não me admira que qualquer candidato, de qualquer matriz ideológica, termine por aceitar. Estas são as amarras de uma legislação que não encampa uma reforma, na qual se torne obrigatório o financiamento público da campanha eleitoral. Coisa que a direita, maioria no congresso nacional, nem cogita em modificar! Justamente ela, que defende com unhas e dentes os interesses privados das empresas, ou dos latifundiários, deixando de lado os interesses da população brasileira.

Cé S. disse...

Perfeito, Cláudia.

Anônimo disse...

Claudia, acho que essa cobrança que faço ao MST é dentro do contexto. Evidente que empresas devem ser fiscalizadas. Inclusive neste caso das camponesas. meio milhão de reais para divulgação, panfletos ou sei lá o que é o mesmo que acontece com os cartões corporativos, descontrole geral. Agora, cadê a Marina Silva, o Ibama, o MPF e as otoridades competentes pra resolver essa situação que você fala do ES? Já ouvi falar um monete a respeito do ES, mas não vi nenhum estudo de algum instituto idôneo sobre os eucaliptos no ES. Também não tenho como ir lá ver... Já me mostraram fotos e tal, mas isso não prova nada. Alguém sabe de algum trabalho?
zé mário

Anônimo disse...

para
rodrigo nogueira buono
r maturino rodrigues do prado n70
bairro parque primavera
cidade cachoeira paulista cep 12.630-000 sp
tel 31012234ddd12
cel 12 91962352
rodrigobuono@bol.com.br