28 de abril de 2008

Pesquisa analisa o caso Detran na mídia

O Deu no Jornal é um sítio de Internet brasileiro, ligado ao Transparência Brasil, em que podem ser acessadas reportagens sobre corrupção e controle publicadas em mais de 50 jornais e revistas de todas as unidades da federação.
Nele encontrei uma pesquisa que analisa como os jornais gaúchos e alguns brasileiros trataram a Operação Rodian e a CPI do Detran entre os dias 7 de novembro de 2007 a 12 de dezembro do mesmo ano. Realizado por Márcia Correia com a supervisão de Fabiano Angélico, concluiu-se que houve falhas na imprensa gaúcha:
Embora tenha cumprido seu papel fiscalizador, os jornais gaúchos deixaram a desejar em alguns pontos de sua cobertura sobre o caso Detran-Fatec.
- Os jornais publicaram relatos de que parte dos R$ 40 milhões desviados na fraude do Detran teria sido usada em campanhas eleitorais, mas não persistiram no assunto.
- O Detran-RS passou para a responsabilidade da Secretaria Estadual da Justiça e da Segurança em 1997 (antes disso, a Polícia Civil era a responsável pelos testes para Carteira de Habilitação). Há
suspeitas de que a fraude ocorre desde essa época. Os jornais do Rio Grande do Sul, porém, não publicaram nada sobre o assunto no período.
- Um jornal estudantil denunciou as supostas irregularidades em abril de 2007. Isso demonstra que os maiores jornais de Porto Alegre deixaram escapar o assunto, e só “descobriram” o tema após a
operação da PF em novembro de 2007.
O estudo completo pode ser acessado AQUI (Google doc) ou AQUI (PDF original).

Um comentário:

Anônimo disse...

Em nome de nosso estado e da verdade, faço uma pungente defesa de nossa governadora em meu post de hoje. Ah, e cito este blog...

:¬))

Abraços.