25 de junho de 2008

Orçamento participativo ajuda a combater corrupção--relatório

SÃO PAULO (Reuters) - A participação popular na definição dos gastos públicos é benéfica para o combate à corrupção, afirmou nesta quarta-feira a organização Transparência Internacional, citando a experiência de Porto Alegre como um caso bem-sucedido.
"Exemplos inspiradores em países como o Brasil mostram como as estratégias anticorrupção foram bem-sucedidas quando trabalharam para envolver cidadãos pobres na discussão do Orçamento e dos gastos", disse o órgão no relatório "Global Corruption Report 2008 -- Corruption in the Water Sector", que foca no acesso à distribuição de água.
O Orçamento Participativo de Porto Alegre foi implantado em 1989, de acordo com a prefeitura da capital gaúcha. Nele, a população define em assembléia as prioridades para o município e orienta a aplicação dos recursos públicos.
A Transparência Internacional elogiou também a eficiência dessa iniciativa. "Em Porto Alegre... sete anos após a adoção dessas medidas, o acesso à água cresceu de 80 por cento em 1989 para uma cobertura quase universal em 1996."
A maioria das cidades no Brasil define o Orçamento da mesma forma que o governo federal, sem envolvimento direto da população. A proposta é apresentada pelo Executivo e debatida pelo Legislativo.
Mas a organização também reservou críticas ao Brasil. Ao dizer que projetos transnacionais tendem a abrir mais espaço para a corrupção, a Transparência Internacional citou a usina hidrelétrica de Itaipu, finalizada nos anos 1980 em parceria com o Paraguai, como um exemplo negativo.
"A binacionalidade da usina de Itaipu, projeto conjunto de Brasil e Paraguai, tornou possível a operação de uma conta paralela que não foi declarada para nenhuma autoridade. A fraude resultante foi estimada em 2 bilhões de dólares."
(Reportagem de Silvio Cascione)
Fonte: Reuters
_____________
Está aí a prova de que o PT não cometeu nenhum erro administrativo clássico, do tipo corrupção, má administração, etc., etc., que justificasse sua derrota eleitoral em Porto Alegre, depois de 16 anos de correta administração. Muito pelo contrário! Mas quando, como e por quem nossa população recebe essa informação?
Mas a "burritzia" do Partido nunca conseguiu capitalizar esses feitos administrativos a seu favor e, hoje, acredita piamente que foram disputas internas as responsáveis pela sua derrota, porque a população "politizada" de Porto Alegre teria "percebido" esses desacordos intestinos.
Enquanto isso, o PIG deitava, rolava, deita, continua e continuará rolando por cima desse Partido (vide CPI do Detran), que não consegue perceber, nem que o inferno lhe caia na cabeça, que o grande responsável pelo seu desastre eleitoral são os "geniais" bordões criados pela mídia venal.
A população "politizada" de Porto Alegre, que não tem e pelo visto nunca terá a menor idéia do que representou o OP, respondeu aos apelos dessa mídia com a maior presteza.
E não tinha como ser diferente, porque ficou difícil não sucumbir a apelos tão prenhes de racionalidade, profundidade e conteúdo que contêm essas sínteses "dialéticas": chega de PT e está na hora de mudar!
No fundo, no fundo, a população de Porto Alegre e o PT se merecem... Os primeiros por não entenderem o que é um projeto político sério e o PT por ser cronicamente incompetente no que diz respeito ao enfrentamento da mídia. Porque não há projeto ou partido político que sobreviva a uma campanha midiática que tem na mentira a sua mola mestra.

Nenhum comentário: