25 de julho de 2008

Coletiva do MST 2

Ontem, foi realizada uma coletiva dos blogueiros com dois representantes do MST, ambos integrantes da coordenação de mobilização do movimento, dois jovens que não têm 25 anos ainda.
Não sou jornalista como muitos pensam. Sou pedagoga de formação e estudei magistério. A minha sensibilidade é outra. Enquanto ouvia estas duas pessoas falarem, observando a sua juventude e a sua compreensão do mundo, fiquei emocionada. Deveria ter registrado quantas vezes a palavra "capital" permeou a nossa conversa e me perguntava, quantos jovens daquela idade, oriundos da classe média, quase colando grau ou já graduados e falando a língua de prestígio teriam condições de entender o que aqueles jovens estavam dizendo.
Porque eles não esperam muito dos políticos tradicionais; porque compreendem que o Governo Lula é um governo do capital; porque sacam que a mídia só estará presente, quando o movimento ameaçar o capital (de resto, podem caminhar milhares de quilômetros de estrada sem serem importunados pela polícia e sem registro da mídia corporativa). Porque tem consciência que a sua luta não é apenas pela terra, mas por melhores condições de vida para todos do campo e da cidade (coisa que fere profundamente o capital, que apenas privilegia poucos).
Por enquanto, é isso. Como diz o W.U., em breve, complementações ou ajustes.

Nenhum comentário: