22 de outubro de 2008

Mensagem às professoras e professores da Rede Municipal de Ensino

Recebo mensagem de uma amiga, ex-colega de trabalho, hoje vice-diretora de escola municipal de Porto Alegre, contendo um alerta às professoras e aos professores em relação à educação num novo mandato do Fogaça.

Diz a carta:

PROFESSORES E PROFESSORAS DE PORTO ALEGRE:

Nossa consciência nos impõe o dever de informar a categoria, repassando a todos o que nos foi dito por integrantes do Partido Democrático Trabalhista-PDT.

Antes mesmo das eleições, quando os partidos políticos começavam a definir seus candidatos, sabíamos que o candidato Fogaça não pretendia candidatar-se para o segundo mandato. Soubemos, então, que ele pretendia voltar a concorrer ao Senado. Mas seu partido insistiu, até porque não havia alguém com peso eleitoral suficiente para substituí-lo. Fogaça concordou e decidiu recandidatar-se.

O que antes não sabíamos é que, na verdade, o candidato não desistiu de sua pretensão ao Legislativo Federal. Se ganhar um segundo mandato,pretende concorrer a uma cadeira de Senador, abandonando a Prefeitura de Porto Alegre já em julho de 2010, para sua nova campanha. E seu vice,José Fortunati, vai assumir como Prefeito.

Esse foi o acordo para que o PDT apoiasse o PMDB nessas eleições. Se realmente for verdadeiro, o acordo nos trará muitos prejuízos, queixam-se os integrantes do PDT. Mas se Fogaça continuar, também serão prejudicados, pois então todos estaremos à mercê de antigas políticas educacionais, que os municipários bem conhecem.

Não podemos esquecer que Neuza Canabarro não foi reeleita à Câmara Municipal e que, na hipótese de uma reeleição de Fogaça, ela certamente estará à frente da Secretaria de Educação, já que é dirigente trabalhista e inclusive já exerceu o cargo.

Esses acordos são comuns entre certos partidos, principalmente, porque o objetivo maior nunca é a população de Porto Alegre, e muito menos os municipários.

Professor(a), fica atento. Vê o que está sendo dito nos programas de TV. Tu sabes o que está ao teu redor, os problemas nas Escolas, sem projeto pedagógico, sem diálogo. Por isso, avalia bem o que está sendo dito.

Pensa.

Nosso abraço,

Professores da RME [Rede Municipal de Ensino]

Nenhum comentário: