20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante a escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E às custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.

Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou, mas os negros continuaram em situação de desigualdade. Donos de sua liberdade, mas privados de todo o resto, principalmente do acesso à terra e à educação, os negros e negras de então não atingiram a plena cidadania. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar. E a mão dos negros se manteve presente e forte, ajudando a construir o Brasil através do trabalho e da rica contribuição a nossa cultura.

Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos negros a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão, como Zumbi ousou fazer.

A homenagem a estes dois heróis nacionais, no Dia da Consciência Negra, nos inspira a refletir sobre a construção de uma sociedade na qual brancos e negros tenham as mesmas condições de educação, o mesmo acesso à saúde, a mesma proteção do sistema de segurança, e as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.

Edson Santos
Ministro-chefe da SEPPIR/ PR

____________
Em Porto Alegre, recebemos convite para o 22º ENCONTRO DA COMUNIDADE NEGRA DO MORRO DA CONCEIÇÃO

Este evento celebra a Semana da Consciência Negra.
HORÁRIO: A PARTIR DAS 15 HORAS
SAMBA - DANÇA - BLACK MUSIC - HIP-HOP - CELEBRAÇÃO AFRO E MUITAS ATRAÇÕES

NOVAMENT'S - PERIFA - LOUCA SEDUÇÃO - ALVO DO SISTEMA - ZORRA TOTAL - PEGAÇÃO - BIG BOYS - ROOT'S RAP - OS ARTEIROS - PAGODE DO DORINHO - REVOLUÇÃO RS - ESSE É O CLIMA - GRUPO SHOW DA SAMBA PURO E MUITO MAIS!

ENTRADA FRANCA

TE AGUARDAMOS LÁ!

LOCAL: CAMPO DO VERMELHÃO
COMO CHEGAR: ÔNIBUS T2A, CALDRE FIÃO, PAULINO AZURENHA, LOTAÇÃO CANAL 10

Cont./Produção: (51) 92495911

Nenhum comentário: