30 de novembro de 2008

Neste domingo, mobilização pelo veto ao Projeto Pontal

Desde o início de novembro, foram várias as mobilizações do movimento "Não ao projeto Pontal":

Feira do Livro (Fotos Dialógico)


Câmara de Vereadores (Fotos Eleara Manfredi)



Brique da Redenção (Fotos Amigos da Gonçalo)
Com a aprovação do Projeto Pontal do Estaleiro pela Câmara de Vereadores, cujas "atuações" dos vereadores pontaleiros Elias Vidal (PPS) e Brasinha (PTB) podem ser conferidas no blog POA Vive, resta, ao Prefeito Fogaça, o poder de veto.

Escreve Rualdo Menegat (Doutor em Ecologia de Paisagem, Coordenador do belíssimo Atlas Ambiental de Porto Alegre) a respeito da preservação da orla do Guaíba:
"Desfigurar o cenário paisagístico da margem única do Guaíba é um delito impensável que acabará por desfigurar nosso amálgama cultural e dificultar a gestão ambiental desse corpo d'água imprescindível para os habitantes de Porto Alegre. Privatizar a paisagem do Guaíba é retirar da cidade seu direito de dispor de seu mais importante bem ambiental e dos laços que a unem a todo o seu passado."

E se manifesta a vereadora Margarete Moraes (PT) pelo veto ao Projeto Pontal:
O 12 de novembro de 2008 marcou a história da Câmara Municipal de Porto Alegre como um dia de grande equívoco. Em sessão plenária da Casa, aprovou-se projeto polêmico capaz de transformar a orla do maior bem cultural e ambiental da cidade – o Guaíba. Sem parecer de comissões afins, como a de Urbanismo, Transporte e Habitação, a de Saúde e Meio Ambiente e a de Educação, Cultura, Esporte e Juventude a proposta foi levianamente aceita pela maioria de vereadores. Protocolado e votado em tempo recorde, sequer contou com a opinião de funcionários especialistas da prefeitura. (...)
A necessidade de se vetar o projeto é crucial neste momento. O prefeito José Fogaça precisa evitar que novas tentativas de destruição da nossa orla sejam deflagradas. A orla constitui-se em amálgama cultural e ambiental da cidade, garantidora de um futuro com desenvolvimento sustentável para todos.

A jornalista Naira Hofmeister bem que tentou saber a opinião do Prefeito Fogaça a respeito do projeto e a possibilidade de seu veto. Pois não é que o dito estrilou?
Naira Hofmeister/Jornal Já: Entre esses critérios estão os problemas ambientais e legais levantados pelo Fórum de Entidades?

Prefeito Fogaça: Mas tu vai fazer um cerco a respeito desse assunto do Pontal? Assim fica muito difícil te responder!

NH/Já: Só estou tentando ser clara…

Fogaça: A clareza é a seguinte: eu não posso falar sobre esse assunto, gostaria de não ficar respondendo sobre questões laterais. É altamente delicado, seria inclusive um desrespeito à Câmara e aos vereadores. Depois que a minha decisão for tomada e anunciada ao presidente da Câmara Municipal é que vou me manifestar para a imprensa.


Todos e todas neste domingo para mais uma mobilização a favor do veto do Prefeito Fogaça:
DEFENDA A ORLA!!!
- Manifestação em Ipanema contra o projeto Pontal do Estaleiro - Hoje 30/11/08, em frente ao Bar Travessia -15.30h

A faixa "DEFENDA A ORLA" estará estendida.
Olhem para verificarem onde estaremos posicionados.

Contamos com a valiosa presença de todos!!!!!!!!!!

Um fraterno, ecológico e comunitário abraço.

Nenhum comentário: