30 de dezembro de 2008

Em campo, a copa de 2014

E a verticalização da cidade, uma tragédia urbana, segue a pleno. Da página da Câmara de Vereadores, via blog Porto Alegre Vive:

Vereadores aprovam projeto da Arena do Grêmio

A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (29/12), projeto de lei complementar do Executivo que define o regime urbanístico da área relativa à Arena Multiuso - empreendimento a ser construído pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Bairro Humaitá - e altera o regime urbanístico que envolve o atual terreno onde se localiza o Estádio Olímpico. Em troca da construção da Arena, o Grêmio deverá ceder a área do Estádio Olímpico à OAS – que demolirá o estádio para dar lugar a um empreendimento imobiliário naquele local. O projeto foi aprovado com 24 votos favoráveis, 9 votos contrários e uma abstenção. O substitutivo ao projeto, que havia sido apresentado pela bancada do PT, foi rejeitado pelo plenário.

O projeto aprovado define altura de 72 metros para as edificações nos dois bairros - Humaitá e Azenha. O empreendimento da Azenha ocupará um grande quarteirão no entroncamento de eixos viários da região. Na área do Humaitá, na BR 290, será implantado o complexo esportivo onde será construída a Arena para 53 mil expectadores, vinculado a área comercial e de lazer. Neste local também haverá um shopping center e espaços culturais. Já no setor menor, serão implantados um centro empresarial para sedes de empresas e blocos residenciais, compostos de cinco torres.

Aprovado projeto Gigante para Sempre

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na tarde desta segunda-feira (29/12) projeto de lei do executivo que estabelece permissões para que o Sport Club Internacional faça construções na área localizada entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique em Porto Alegre. O objetivo é adequar o estádio do Beira-Rio e seu entorno às exigências da Fifa para que o local seja uma subsede da Copa do Mundo de 2014.

Outro projeto aprovado pelos parlamentares da Capital contempla a alteração do regime urbanístico na área do antigo estádio dos Eucaliptos, também pertencente ao Internacional. Com a mudança aprovada, que prevê a permissão para construção de prédios residenciais no local, o Internacional espera poder vendê-lo e, assim, utilizar os recursos para ampliação do Complexo Beira-Rio.

“A partir dos cenários arquitetônicos e Estudo de Viabilidade Urbanística, configurou-se um projeto inovador que tem como principais metas dotar a cidade de moderníssimo complexo esportivo”, defendeu o prefeito José Fogaça na Exposição de Motivos encaminhada à Câmara Municipal.

Na área do atual Beira-Rio, a proposta prevê a construção de duas torres com hotéis, espaços para treinamentos esportivos, pavilhão de exposições para feiras e estacionamento com cinco mil vagas. Uma outra edificação abrigará um centro de medicina esportiva. Além disto, novas sedes para as escolas de samba Imperadores, Praiana, Banda Itinerante e Banda Saldanha e uma marina estão incluídas na mudança.

Emendas
Durante a votação, o plenário da Câmara Municipal aprovou nove emendas ao projeto de lei Gigante para Sempre. Entre elas, destacam-se a que prevê que os recursos oriundos das operações do Clube no local devam ser aplicados na manutenção do Parque Marinha do Brasil; a que proíbe o uso das construções para fins de habitação; a que preserva o uso público da orla do Guaíba permitindo passeios e caminhadas pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio); a que reduz o índice de aproveitamento do regime urbanístico de 1.3 para 1.0; a que define a altura máxima das edificações na Avenida Padre Cacique para 52 metros, em uma distância de, no máximo, 60 metros a partir da referida avenida; a que exige que o parcelamento do solo das áreas públicas seja submetido à avaliação da Câmara Municipal antes de qualquer construção.

Nenhum comentário: