12 de janeiro de 2009

Celso Schröder assume a Superitendência de Comunicação Social da Assembléia Legislativa

Prestes a assumir o cargo de superintendente de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, o jornalista Celso Schröder entende como seu grande desafio a transição da TV Assembleia para o sinal aberto. “Este é um debate do qual participo há mais de 10 anos. A ideia de ter um núcleo de televisão pública e digital me seduz muito. Por isso, não é uma meta e, sim, uma obrigação. Não podemos atrasar esse debate”, disse em entrevista a Coletiva.Net sobre a constituição de um suplemento de TV pública inédito no País. O canal digital será compartilhado por emissoras públicas, como TVE, TV Câmara e TV Assembleia.

Schröder substitui o também jornalista Carlos Bastos e deve ser empossado no próximo dia 31, quando assumirá a nova Mesa, a qual terá como presidente o deputado Ivar Pavan (PT). Com a missão de “tornar pública as ações dos parlamentares” – embora ainda esteja “desenhando a equipe e construindo conceitos” – o jornalista já tem nomes para os cargos de confiança: Carmen Helena Crochemore, ex-presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, será responsável pelo departamento de Jornalismo; Tiago Machado, ex-secretário de Comunicação de Santa Maria, cuidará da Publicidade; e o jornalista Luiz Carlos Barbosa coordenará a área de Relações Públicas e Cultura.

Para suprir gastos, o futuro superintendente quer utilizar o máximo do quadro atual dos funcionários da casa. “Vamos mexer o mínimo possível e utilizar o máximo desse quadro atual, pois foi constatado um déficit de pessoal. Queremos também trazer os concursados”, afirmou. Depois de montar o time, o objetivo, segundo Schröder, será institucionalizar a comunicação. “Vamos torná-la mais perene o possível, utilizando melhor os elementos já existentes”, completou. Outra meta é resgatar a história do parlamento gaúcho através de produções impressas e audiovisuais.

O jornalista, que durante toda a sua carreira só havia trabalhado no setor privado, avalia a nova etapa como um “grande desafio”, mas garante que a adaptação com o que ele definiu como “lógica de gestão da Assembléia” será rápida, sem dificuldades. Schröder é professor na PUC, já dirigiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e, atualmente, é vice-presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e coordenador nacional do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação). No dia 5 de outubro, durante o terceiro congresso da organização regional da Federação Internacional dos Jornalistas (FIP), realizado no México, foi eleito o novo presidente da Fepalc (Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe).

Fonte: Coletiva.Net

Foto: Dialógico

Nenhum comentário: