10 de abril de 2009

Informe Cultural: Animação

SALA P. F. GASTAL RECEBE MOSTRA DE ANIMAÇÃO

A Sala P. F. Gastal recebe a partir de terça-feira, dia 7 de abril, uma mostra de animação, que acontece paralelamente à realização do 17º Salão Internacional de Desenho para Imprensa, em exposição na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro até 26 de abril. A mostra é uma iniciativa da ABCA-RS (a unidade local da Associação Brasileira do Cinema de Animação) e da Grafar, e tem o apoio das produtoras Cartunaria e Otto Desenhos Animados. Até domingo, dia 14, o público poderá assistir a cinco programas diferentes, em sessões sempre com entrada franca. A mostra de animação divide horários com a programação Dois Vazios.

Entre as atrações, o primeiro longa-metragem de Otto Guerra, Rocky & Hudson, de 1994, inspirado nas populares tiras do cartunista Adão Iturrusgarai, que há muito tempo não é exibido nos cinemas e será apresentado em uma nova cópia em 35mm (o filme permanece inédito em DVD); um programa com trabalhos de novos nomes que estão se lançando na animação local, um programa de curtas adultos e dois programas destinados especialmente ao público infanto-juvenil. Confira abaixo detalhes de toda a programação.

Entrevistas sobre a mostra podem ser agendadas com Lisandro Santos, pelos telefones 9287-0958 e 3012-9525.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMA 1

Rocky & Hudson, de Otto Guerra, antecedido do curta A Moça que Dançou Depois de Morta, de Ítalo Cajueiro.

A Moça que Dançou Depois de Morta, de Ítalo Cajueiro (2003, 11 minutos)

Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de Carnaval do interior, sem saber que este encontro irá mudar sua vida para sempre.

Rocky & Hudson, de Otto Guerra (1994, 63 minutos)

Duas histórias inspiradas nas tiras do cartunista Adão Iturrusgarai, estreladas pela dupla de cowboys gays Rocky & Hudson.


PROGRAMA 2 - ANIMAÇÕES INFANTO-JUVENIS
(56 minutos)

Leonel Pé-de-Vento, de Jair Giacomini (15’). Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando Marina se aproxima dele, os dois descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.

Lúmen, de Wilian Salvador (4’). Um inventor em crise tem uma idéia que parece ser a solução perfeita para seus problemas.

Relacionamentos, de Gordeeff (5’). Uma abordagem animada de alguns tipos de relacionamentos. Relacionar-se quase nunca é fácil...

A Noite do Vampiro, de Alê Camargo (6’). Um vampiro tenta dormir em sua morada, mas um terrível predador se aproxima.


Os Olhos do Pianista, de Frederico Pinto (5’). Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.

Devoção, de Rafael Ferreira (11’). Uma jovem muito devota freqüenta uma igreja no interior. Seu rosto sempre coberto por um véu desperta curiosidade, gerando boatos e excitando a fantasia de todos.

Roubada!, de Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sérgio Yamasaki (4’). Uma divertida e frenética perseguição de uma velhinha de cadeira de rodas a um mal-encarado ladrão de bolsas.

Primeiro Movimento, Érica Valle (6’). A busca do equilíbrio em um delicado encontro amoroso.


PROGRAMA 3 - ANIMAÇÕES INFANTIS (63 minutos)

Isabel e o Cachorro Flautista, de Christian Saghaard (14’). Isabel mora na praia e tem uma ligação especial com o mar. Um dia, um cachorro pega sua flauta e foge, mergulhando no mar. Ela vai atrás dele, até ambos chegarem a uma cidade submersa: São Paulo.

O Tamanho que Não Cai Bem, de Tadao Miaqui (7’). O que acontece quando um anão se apaixona por uma mulher gigante?

Alma Carioca – Um Choro de Menino, de William Côgo (6’). Animação sobre o surgimento do choro no Rio de Janeiro do início do século XX.

Disfarce Explosivo, de Mario Galindo (6’). Juca Piau cria galinhas em seu pequeno sítio para vender na vila mais próxima. Um dia, duas delas se recusam a ser vendidas, usando disfarces para enganar seu dono.

O Nordestino e o Toque de Sua Lamparina, de Ítalo Maia (8’). A vida sofrida de um sertanejo.

Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite?, de Andrés Lieban (6’). Um mito indígena sobre a criação da noite.

Historietas Assombradas (Para Crianças Mal-criadas), de Victor-Hugo Borges (16’). Avó conta histórias terríveis para a neta que não quer dormir.




PROGRAMA 4 - ANIMAÇÕES PARA ADULTOS (78 minutos)

Sushiman, de Pedro Iuá (20’). Tentativa desesperada de resolver um triângulo amoroso.

Essa Animação Não Tem Nome, de Gustavo Russo e Thomas Larson (3’). A primeira reunião da Sociedade dos Cineastas Anônimos do Interior.

Santa de Casa, de Allan Sieber (18’). Depois de sua mulher ter problemas no parto, Oséias promete vestir sua filha de santa durante três Carnavais e fazê-la sair num andor em seu bloco.

Almas em Chamas, de Arnaldo Galvão (11’). Uma incendiária história de amor.

Quando Jorge Foi à Guerra, de Tadao Miaqui (8’). Em 1942, época de grande exclusão social, Jorge era o mais excluído de todos.

Os Três Porquinhos, de Cláudio Roberto (4’). A popular história infantil adaptada à realidade brasileira.

Cidade Fantasma, de Lisandro Santos (7’). Jovem assalariado encontra garota no verão de Porto Alegre.

Biribinha Atômica, de Ricardo Piologo, Rodrigo Piologo e Rogério Vilela (3’). Cansados das mesmas biribinhas que não tinham a menor graça, o Mundo Canibal resolveu lançar a Biribinha Atômica, que vai deixar a criançada muito mais contente.

Hotel do Coração Partido, de Raoni Assis (4’). Ronaldo era especial. Seu coração era evidentemente maior que os corações normais...

PROGRAMA 5 - ANIMAÇÕES GAÚCHAS

Antitreiler, de Marco Antônio Scmith de Arruda – Porto Alegre/RS (3’). Vídeo-desenho realizado a partir de apropriações de filmes brasileiros antigos, além do uso de músicas de outros autores. No vídeo vemos o que parece ser um trailer de algum filme que não se sabe procedência.

Causos de Gaudério – Dia de Tosquia, de Diego Silva de Souza (2’30”). Quando o clima começa esquentar, já se sabe é tempo de tosquia! Então é preciso colocar o avental de estopa manear as ovelhas e fazer o serviço. O problema é quando as ovelhas não se sentem muito confortáveis depois da tosquia, e é aí que me refiro.

Rosário dos Navegantes, de Everson Godinho – Porto Alegre/RS (13’). Na paroquiana Porto Alegre de 1910, Rosário, uma devota isolada em uma ilha, tem uma visão divina. A padroeira das águas, Nossa Senhora dos Navegantes, paira sobre o Guaíba trazendo um pedido: - Deves, em um dia, estar em meu templo. Realidade ou delírio místico? Em busca de atender ao apelo santo, a crente descobre que o único barqueiro capaz de levá-la ao seu santificado destino cobra-lhe um alto e indigno preço: O seu corpo. Prostituir-se pela fé. A católica tem aí seu dilema, e o filme, o fio condutor dessa história: moral versus fé.

O Jogo do Osso, de André Macedo (14’30”). Depois de jogar e perder repedidas vezes no jogo do osso para Osoro, Chico Ruivo chega ao cúmulo de apostar sua esposa Lalica.

Desenho Animado, de Giancarlo Lima, Glauco Machado Caon e Rodrigo Mello (1’). Curta-metragem animado feito pelos alunos de Artes Plásticas da UFRGS em 2003.

O Sonho do Ovo, de Mauricio Sabbi (1’30”). O ovo antes de nascer sonha com o que fará em sua vida, lugares, esportes radicais, amores e paixões, mas chegou a hora de encarar a realidade...

Vida Barata, de Félix Bressan, Frank Tartari Fialho, Giovani "Giovano" Marino Zaffari, Laura "Pikena" Grando, Liliam Maschio, Luciana "Nemo" Lain, Thiago Danieli, Thiele Danieli (1’30”). Vídeo comemorativo para aos 15 Anos do Anima Mundi / 2007. Desenvolvido por NADUCS (Núcleo de Animação Digital da Universidade de Caxias do Sul).

Poeminho do Contra, de Wagner Passos (1’30”). Representação visual de um dos poemas mais conhecidos da literatura de Mário Quintana. Traz o próprio poeta como protagonista da animação.




A Princesa e o Violinista, de Guto Bozzetti (10’). Uma fábula sobre o surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina, descubrimos uma bela história enquanto ela tenta entender o que sua mâe está sentindo.

Sigmund, de Vanessa Remonti (4’). Em uma casa sombria no final da rua, Sigmund e as irmãs Catherine e Frida têm um encontro. De amor ou de dor.

Deste Lado, Pederneiras, de Arno Schuh, Edson Gandolfi, Carmel Silveira, Felipe Antoniolli, Joana Cavinatto e Marília Bressane (1’30”). Um novo filme. As constatações e divagações de um diretor animador.

O Barato do Vovô, de Felipe Antoniolli (1’30”). Um animado velhinho decide satisfazer seu vício, e mesmo em um hospital, arranja um jeito.

Kactus Kid, de Lancast Mota (7’). Numa cidade do velho oeste chamada "Descansas City", encontramos o coveiro Zeca Funesto. Na luta pela justiça, pela verdade e por alguns clientes, Zeca se transforma no seu alter ego Kactus Kid.

GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 7 a 12 de abril de 2009

[...] Sexta-feira (10 de abril)

15:00 – Mostra Animação (Animações Gaúchas)

17:00 – Mostra Dois Vazios – Siempre, de André Severo e Paula Krause (29 minutos), Ô, de Marcelo Coutinho (39 minutos) e Cabeça de Peixe, de Ismael Portela (15 minutos)

19:00 – Mostra Animação (Animações para Adultos)


Sábado (11 de abril)

15:00 – Mostra Animação (Animações Infanto-Juvenis)

17:00 – Mostra Animação (A Moça que Dançou Depois de Morta + Rocky & Hudson)

19:00 – Mostra Dois Vazios Vigília, de André Severo (150 minutos)

Domingo (12 de abril)

15:00 – Mostra Animação Brasileira (Animações Infantis)

17:00 – Mostra Animação Brasileira (Animações Gaúchas)

19:00 – Mostra Dois Vazios – Siempre, de André Severo e Paula Krause (29 minutos), Ô, de Marcelo Coutinho (39 minutos) e Cabeça de Peixe, de Ismael Portela (15 minutos)

______________

Lamentamos que a notícia chegou a nós só no dia de hoje. Mas ainda há tempo de assistir algumas animações!

Nenhum comentário: