Entre as atrações, o primeiro longa-metragem de Otto Guerra, Rocky & Hudson, de 1994, inspirado nas populares tiras do cartunista Adão Iturrusgarai, que há muito tempo não é exibido nos cinemas e será apresentado em uma nova cópia em 35mm (o filme permanece inédito em DVD); um programa com trabalhos de novos nomes que estão se lançando na animação local, um programa de curtas adultos e dois programas destinados especialmente ao público infanto-juvenil. Confira abaixo detalhes de toda a programação.
Entrevistas sobre a mostra podem ser agendadas com
Rocky & Hudson, de Otto Guerra, antecedido do curta A Moça que Dançou Depois de Morta, de Ítalo Cajueiro.
Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de Carnaval do interior, sem saber que este encontro irá mudar sua vida para sempre.
Rocky & Hudson, de Otto Guerra (1994, 63 minutos)
Duas histórias inspiradas nas tiras do cartunista Adão Iturrusgarai, estreladas pela dupla de cowboys gays Rocky & Hudson.
PROGRAMA 2 -
Leonel Pé-de-Vento, de Jair Giacomini (15’). Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando
Os Olhos do Pianista, de Frederico Pinto (5’). Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.
PROGRAMA 3 - ANIMAÇÕES INFANTIS (63 minutos)
PROGRAMA 4 -
Santa de Casa, de Allan Sieber (18’). Depois de sua mulher ter problemas no parto, Oséias promete vestir sua filha de santa durante três Carnavais e fazê-la sair num andor em seu bloco.
Causos de Gaudério – Dia de Tosquia, de Diego Silva de Souza (2’30”). Quando o clima começa esquentar, já se sabe é tempo de tosquia! Então é preciso colocar o avental de estopa manear as ovelhas e fazer o serviço. O problema é quando as ovelhas não se sentem muito confortáveis depois da tosquia, e é aí que me refiro.
Rosário dos Navegantes, de Everson Godinho – Porto Alegre/RS (13’). Na paroquiana Porto Alegre de 1910, Rosário, uma devota isolada em uma ilha, tem uma visão divina. A padroeira das águas, Nossa Senhora dos Navegantes, paira sobre o Guaíba trazendo um pedido: - Deves, em um dia, estar em meu templo. Realidade ou delírio místico? Em busca de atender ao apelo santo, a crente descobre que o único barqueiro capaz de levá-la ao seu santificado destino cobra-lhe um alto e indigno preço: O seu corpo. Prostituir-se pela fé. A católica tem aí seu dilema, e o filme, o fio condutor dessa história: moral versus fé.
O Jogo do Osso, de André Macedo (14’30”). Depois de jogar e perder repedidas vezes no jogo do osso para Osoro, Chico Ruivo chega ao cúmulo de apostar sua esposa Lalica.
Desenho Animado, de Giancarlo Lima, Glauco Machado Caon e Rodrigo Mello (1’). Curta-metragem animado feito pelos alunos de Artes Plásticas da UFRGS em 2003.
O Sonho do Ovo, de Mauricio Sabbi (1’30”). O ovo antes de nascer sonha com o que fará em sua vida, lugares, esportes radicais, amores e paixões, mas chegou a hora de encarar a realidade...
Vida Barata, de Félix Bressan, Frank Tartari Fialho, Giovani "Giovano"
Poeminho do Contra, de Wagner Passos (1’30”). Representação visual de um dos poemas mais conhecidos da literatura de Mário Quintana. Traz o próprio poeta como protagonista da animação.
A Princesa e o Violinista, de Guto Bozzetti (10’). Uma fábula sobre o surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina, descubrimos uma bela história enquanto ela tenta entender o que sua mâe está sentindo.
Sigmund, de Vanessa Remonti (4’). Em uma casa sombria no final da rua, Sigmund e as irmãs Catherine e Frida têm um encontro. De amor ou de dor.
Deste Lado, Pederneiras, de Arno Schuh, Edson Gandolfi, Carmel Silveira, Felipe Antoniolli, Joana Cavinatto e Marília Bressane (1’30”). Um novo filme. As constatações e divagações de um diretor animador.
O Barato do Vovô, de Felipe Antoniolli (1’30”). Um animado velhinho decide satisfazer seu vício, e mesmo em um hospital, arranja um jeito.
Kactus Kid, de
GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 7 a 12 de abril de 2009
[...] Sexta-feira (10 de abril)
15:00 – Mostra Animação (Animações Gaúchas)
17:00 – Mostra Dois Vazios – Siempre, de André Severo e Paula Krause (29 minutos), Ô, de Marcelo Coutinho (39 minutos) e Cabeça de Peixe, de Ismael Portela (15 minutos)
19:00 – Mostra Animação (Animações para Adultos)
Sábado (11 de abril)
15:00 – Mostra Animação (Animações Infanto-Juvenis)
17:00 – Mostra Animação (A Moça que Dançou Depois de Morta + Rocky & Hudson)
19:00 – Mostra Dois Vazios Vigília, de André Severo (150 minutos)
Domingo (12 de abril)
15:00 – Mostra Animação Brasileira (Animações Infantis)
17:00 – Mostra Animação Brasileira (Animações Gaúchas)
19:00 – Mostra Dois Vazios – Siempre, de André Severo e Paula Krause (29 minutos), Ô, de Marcelo Coutinho (39 minutos) e Cabeça de Peixe, de Ismael Portela (15 minutos)
______________
Lamentamos que a notícia chegou a nós só no dia de hoje. Mas ainda há tempo de assistir algumas animações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário