6 de junho de 2009

Núcleo de Ecojornalistas do RS promove debate sobre o Pampa

"Pampa gaúcho: realidade, ameaças e perspectivas" é o tema que será debatido por especialistas na próxima terça-feira, dia 09, às 19h, no Instituto Goethe, com exibição de documentário.

Por Redação EcoAgência

Dando seqüência à parceria realizada entre o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e o Instituto Goethe, a "Terça Ecológica" do mês de junho acontece durante a exibição da mostra de documentários organizada pela ONG alemã Ecomove. Os encontros acontecem no Auditório do Goethe, em Porto Alegre, a partir das 19 horas.

Nos dias 8 e 10 junho ocorrem exibições de filmes que compõem a planet.move, mostra internacional de filmes de conscientização sócio-ambiental (veja detalhes da programação abaixo).

No dia 9, na terça-feira, após a projeção do documentário brasileiro "Herança", também integrante do ciclo, será aberto um espaço para discussão dos problemas que afetam o pampa. O debate contará com a presença da diretora do filme Carolina Berger e dos professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ludwig Buckup e Valério Pillar.

Programação de Junho do NEJ/RS e Instituto Goethe:

8 de junho, segunda – 19h

A Grande Liquidação, de Florian Opitz (The Big Sellout, Alemanha, 2006, 95 min)

Histórias trágicas, tragicômicas e também encorajadoras de pessoas que, diariamente, têm que lidar com os efeitos, da política de privatizações ditada por instituições internacionais de Washington e Genebra como o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio.

9 de junho, terça – 19h

Terça Ecológica: "Pampa gaúcho: realidade, ameaças e perspectivas"

Herança, de Carolina Berger (Brasil, 2007, 26 min)

Na fronteira sudeste do Rio Grande do Sul, onde predominam os grandes latifúndios e a economia é baseada na agropecuária, uma comunidade de pequenos agricultores luta para não perder mais um pedaço de suas terras.

Debatedores: Professores e pesquisadores Ludwig Buckup (Instituto de Biociências da UFRGS) e Valério Pillar (Departamento de Ecologia da UFRGS), e diretora do filme Carolina Berger. Mediação: Núcleo de Ecojornalistas do RS.

10 de junho, quarta – 19h

Nas Terras do Bem-Virá, de Alexandre Rampazzo (Brasil, 2007, 110 min)

Em busca da terra prometida, milhares de “severinos” deixam suas casas e seguem rumo à Amazônia. Nas Terras do Bem-Virá, esse povo que cansou de migrar em busca da sobrevivência, decide lutar por um pedaço da terra para deixar de ser escravo e manter viva a última grande floresta tropical do planeta.

Nenhum comentário: