30 de julho de 2009

Trabalhadores da Saúde do RS proibidos de viajar

Recebo mensagem de representante da delegação do Estado do RS para a Mostra Nacional da Humanização do SUS, em Brasília, semana que vem:

Na semana que vem, em Brasília, acontece a Mostra Nacional da Humanização do SUS. O estado do Rio Grande do Sul conta com uma delegação de 103 trabalhadores de saúde que tem apostado na Política Nacional de Humanização como uma ferramenta potente para sustentabilidade da política pública na área da saúde e da garantia de direitos à saúde do povo brasileiro. A Mostra Nacional é um ícone, lugar de encontro, de trocas e de renovação das esperanças e lutas por uma sociedade mais justa e solidária, pois somente isso, a força de trabalhadores e usuários, é que garantirá uma reforma social capaz de garantir o proposto na Constituinte de 88. Pois bem, o que ocorre é que o Secretário de Saúde do Estado Osmar Terra lançou um decreto, que proíbe a saída de qualquer trabalhador do estado para viagens ou participações em eventos. Muitos trabalhadores, envolvidos com a Política Nacional de Humanização, que investiram suas economias em passagens para participar desse evento nacional, não estão podendo ir,por conta deste decreto. Nesta semana, os trabalhadores que fazem parte dessa delegação, através de uma lista virtual construiram o manifesto [em anexo] numa tentativa última de pressionar o Governo do Estado para liberar os trabalhadores para participar do evento em Brasilia. Alguns trabalhadores não ligados ao Estado encaminharão, amanhã, o manifesto a SMS do estado para que seja entregue nas mãos do Secretário de Estado da Saúde. Venho por meio deste solicitar, a esta lista, que vocês nos ajudem na divulgação deste manifesto. A nossa última esperança é que essa manifestação possa levar o Secretário repensar sua posição. O argumento dele para tal decreto é em função da Gripe A, porém os trabalhadores do Estado envolvidos com o evento não são pessoas que trabalham diretamente na assistência, portanto sua saída não seria prejudicial ao andamento das coisas. São trabalhadores envolvidos com seções administrativas e de planejamento ou de educação permanente e capacitação. Portanto peço aos companheiros desta lista que nos ajudem, divulgando nos espaços de comunicação onde vocês tem acesso e repassando para as listas de vocês.
O manifesto pode ser lido AQUI.

-----------------------

Está demais a paranóia com a Gripe A. Já são várias as informações a respeito das motivações midiáticas<->econômicas desta gripe [uma busca rápida, na rede mundial de computadores, dá conta dessas informações]. Lavar as mãos constantemente; agasalhar-se no frio, principalmente, as extremidades [pés e cabeça]; utilizar lenço ao espirrar [ser educada e educado]; ficar em casa, quando doente, são regrinhas básicas do tempo de nossas tatatatatataravós.
O que se percebe, na atuação do incompetente Secretário de Saúde Osmar Terra [Governos Rigoto e Yeda], é a utilização política-partidária da pasta da Saúde, visando à eleição para Deputado Federal em 2010. O dito quer ser o "pai da Gripe A" e da campanha contra o "Crack" [outra supericialidade midiática, que não vai a fundo na questão], como bem observou grande amiga e jornalista formada...

Nenhum comentário: