10 de março de 2010

Catarse o o longa Tambor do Sopapo

Escreve o Gustavo Türck em seu blog:

Projeto sobre o Tambor de Sopapo: filmagens de longa-metragem estão a pleno

[...] este é parte integrante de um projeto que vai procurar trazer à tona um pouquinho de uma história insistentemente apagada pelo positivismo branco que tomou conta dos relatos "históricos" do Rio Grande do Sul e tratou de apagar quaisquer traços da contribuição do negro na construção do estado.
Então, pra procurar derrubar um pouco deste mito do gaudério branquinho, base do ideal tradicionalista do 20 de setembro, a gente resolveu pegar o mote da existência de um tambor típico e surgido - a partir de derivações que respeitam a origem africana e a territorialidade local - na região das charqueadas pelas mãos dos escravos.
Estes negros... Estes, sim, responsáveis pelo crescimento e enriquecimento de Pelotas e Rio Grande em uma fase da história do RS. [...]

Nós complementamos, afirmando que toda a riqueza produzida, em 300 anos de História do Brasil, deveu-se a trabalho escravo. Por isso a importância da defesa de ações afirmativas e nosso repúdio total às manifestações do senador demóstenes torres [demo - go] contra a política de cotas implementada nas universidades públicas brasileiras, na qual teve o desplante, a petulância de afirmar, que as mulheres negras escravizadas consentiram com os estupros praticados pelos senhores de escravos brancos.

Assistam ao vídeo produzido pela Catarse e transmitido na tv pública brasileira, TV Brasil:


Nenhum comentário: