26 de março de 2010

Criança e mídia, uma nova ordem

Por Máucio* no blog do Claudemir Pereira


Sempre achei estranha a utilização de crianças nas campanhas eleitorais, tanto nos programas de televisão como de rádio. Considero um tanto apelativo e creio que esse assunto deveria ser controlado por uma legislação mais específica, não só no horário político, como em toda publicidade comercial. Há dois anos, por ocasião do último pleito municipal, levantei esse tema num grupo de debate e não houve muito eco, o tema não rendeu. Felizmente passado algum tempo, percebo movimentos novos a respeito.

O problema pode ser visto de dois ângulos, o primeiro é o uso de crianças como atores.

O que faz os pais deixarem seres inocentes se submeter a uma exposição midiática com fins de venda de produtos ou de ideias alheias? Será vaidade? Esperança de tornar o filho modelo? Ingenuidade?

O segundo aspecto é a veiculação de comerciais dirigidos a esse público. Certas marcas produzem campanhas que têm a criança como público alvo e isso é, no mínimo, perigoso. E olha que essa expressão ultrapassada neste caso até que é oportuna, pois o objetivo é atingir a criança mesmo. Segundo especialistas, até os oito anos a criançada sequer tem o discernimento entre o discurso publicitário – elaborado com requintes – e as instruções caseiras dos pais. Ou seja, passa a ser uma concorrência desigual.

Entre ouvir os mais velhos com suas frases chatas tais como, coma frutas, coma legumes, faça isso, não faça aquilo e um belo comercial de uma porcaria alimentícia qualquer, a criança fica com mídia. O pior é que é justamente nesta fase da vida que os pequeninos seres edificam seus gostos, hábitos alimentares e de consumo em geral.

O uso de refrigerantes durante as refeições. A mania de comer frituras ensacadas vendo TV ou fazendo qualquer outra coisa. O costume de alimentos ricos em carboidratos e sal. O gosto por sabores artificiais picantes com baixos teores de nutrientes de verdade.

O hábito pelo consumo desnecessário de supérfluos só pra satisfazer o vazio existencial. Todos esses comportamentos estão se delineando neste período do desenvolvimento humano e podem deixar marcas indeléveis. E é o que normalmente acontece. É como se nessa fase da primeira e segunda infância estivessem sendo montadas bombas-relógios que se acionarão ao longo da vida do indivíduo adulto. Tanto sob o ponto de vista físico como psíquico.

Felizmente tenho lido sobre algumas ações que estão acontecendo pelo mundo afora e que começam a chegar ao Brasil. Neste mês aconteceu em São Paulo, por exemplo, o 3º Fórum Internacional Criança e Consumo (http://www.forumcec.org.br/), em que uma das linhas de debate é justamente esse sério problema com que convivemos há tempo sem darmos a devida atenção. Por outro lado, uma série de grandes empresas internacionais resolveu se antecipar e está mudando fortemente sua linha de comunicação, colocando várias restrições na sua publicidade, inclusive excluindo todas as peças direcionadas ao público infantil. Menos mal. Resta agora as pessoas se conscientizarem amplamente dessa nova ordem, para se tornarem uma espécie de fiscais dessa ética que, há tempos, pede passagem. Inclusive nas campanhas eleitorais.

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Conheça o projeto Criança e Consumo do Instituto Alana. Baixe o documentário Criança, a alma do negócio. Em Bibliteca, há outras coisas bem legais.

* Máucio (Mario Lúcio Bonotto Rodrigues) é cartunista e professor de design no Curso de Desenho Industrial/ CAL- UFSM. É Bacharel em Comunicação Visual/ UFSM e Mestre em Comunicação/ UFRGS

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