29 de março de 2010

Sobre a foto do Clayton de Souza II


Como o próprio Leandro Fortes reescreve, retificando os dados, a partir das novas informações que surgiram a respeito do homem que carregou uma PM ferida, "muito ainda se falará dessa foto de Clayton de Souza". O registro, o flagrante do fotógrafo foi valioso pela denúncia de um fato gravíssimo. Pelo contrário, ganha fôlego a discussão sobre a ameaça que a liberdade democrática de se manifestar, de dizer a sua palavra, de fazer greve, garantida constitucionalmente, sofre em estados governados pela direita, em especial, pelos governos PSDB. Em suma, a foto não perdeu a sua importância jornalística, nem histórica.

Aqui, no RS, até policial com credencial falsa da Agência da Carta Maior, máquina fotográfica em punho, apareceu em mobilização contra a corrupção do desgoverno YRC. No blog, dia 1º de maio de 2009, publicamos as fotos de P2 abaixo:


Concessões de Rádio e TV: Quem manda é você! em frente ao Grupo RBS,

dia 5/10/2007.
Foto: Blog A Carapuça


Marcha do MST, 24/07/2008

Foto: Blog Ponto de Vista


Marcha Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do Rio Grande do Sul (FSPE/RS) e outras entidades, 30/04/2009

Fotos: Blogues Cel3uma e RSurgente

Outro fato gravíssimo, talvez o mais importante de tudo, a se confirmarem os rumores de que a polícia infiltrou P2 na manifestação dos professores, diz respeito há uma possível ação terrorista, que seria perpetrada por um policial e que foi impedida pelos próprios professores. É impressionante, como as polícias brasileiras ainda se comportam como se estivessem em plena ditadura! E mais impressionante ainda, é que existe gente capaz de obeceder uma ordem como essa! Mesmo depois do que aconteceu no Rio Centro.

Se Serra sabia, ou não sabia dessa ordem, é irrelevante. O fato é que ele é o governdador do estado de SP e, portanto, responsável por tudo aquilo que acontece em seu governo. Especialmente abuso de poder do aparelho do estado e das decorrências que isso possa gerar.

Aos poucos, as coisas vão se aclarando sobre esse episódio.

Leia também matéria do Portal Vermelho sobre as arbitrariedades do Governo Serra, durante a manifestação de professores na capital AQUI.

O Ficha Corrida também publicousobre "paramilitares" dos "dois governos desastrados do PSDB": RS e SP. Leia AQUI.

Atualizado às 4h27min.

6 comentários:

Eugênio disse...

Hélio,

ñ entendi o teu comentário na postagem anterior. A primeira informação q se tinha, era d q o sujeito era um prof. Com o desemrolar dos fatos, descobriuse q ele é um P2 a serviço dos desmandos do Serra. E isso está sendo denunciado fartamente na blogosfera. O máximo q poderia ser dito, é q se tratou de uma "barriga", não de uma mentira. E do Estadão!!!!! Certamente, se eles soubessem de quem realmente se tratava, jamais divulgariam aquela foto. É a direita pisando nas próprias arapucas.

O q o Lula tem a ver com isso, para ser mencionado no teu comentário? Os protagonistas dessa lambança são o Serra e a sua gestapo. Foi o Lula q infiltrou policiais no meio dos grevistas? O Lula já atacou funcionários federais grevistas? Não me lembro disso ter acontecido.

Francamente, isso parece mais uma ação diversionista.

E demais a mais, Hélio, tu sabes que no nosso blog o Lula não passa batido. Mas as críticas, q fazemos, não é uma repetição do ramerrão da mídia corporativa. Nós temos nossas próprias críticas ao Lula. E tu sabes bem quais são.

Miguel Graziottin disse...

E hoje a PM paulista trocu a versãode novo.
Acho profundamente perigoso. Me lembra do RioCentro. Imagine se fosse um estado governado pelo PT, e os "stalinistas" estavam prontos para matar!
POLÍCIA MILITAR DE SERRA MUDA DE VERSÃO DE NOVO SOBRE POLICIAL INFILTRADO!
http://miguelgrazziotinonline.blogspot.com/#ixzz0jb2bpklk

Cappacete disse...

A questão é como fazer essas informações chegarem ao cidadão comum? Confesso que estou preocupado, como professor e como cidadão.
Abs!

Anônimo disse...

Me lembro de uma greve dos professores, ru lecionava no Julinho.
Vi um deste caras tirando fotos , eles estavam num carro sem identificação.Ai comecei a atirar beijinhos para eles.Ele se mandaram
Era no governo Rigotto

Claudinha disse...

Realmente, essa foto foi um tiro no pé do Governo Serra. O escândalo só não está mais exposto, pq a mídia corporativa blinda o Serra.
Neste caso, cappacete, não tem jeito de pensarmos numa grande estratégia de informação do cidadão comum, pois os meios que dispomos ainda são limitados. O negócio, como disse o Carrara, é conversarmos com alguns dos nossos amigos, parentes, mais próximos, sobre esses fatos e outros mais.
Sempre que possível, apresentar nossos blogues como fonte de referência.

Hélio Sassen Paz disse...

Eugênio,

O que eu quis dizer é que é necessário por parte da blogosfera independente de esquerda apurar as informações antes de publicar direto a primeira versão que dá vontade de lançar aos quatro ventos só porque, aparentemente, parece resultar de uma ideia comum aos interesses de esquerda.

Em relação ao fato de ter citado que não se pode calar ou defender o Governo Lula o tempo inteiro, achei oportuno tocar nesse assunto pra levantar essa discussão, que considero uma das mais importantes que a gente precisa ter.

Talvez tenha me expressado mal nesse sentido, mas é um cuidado que se torna necessário em função de que, em época de eleição, só porque gente vai votar na Dilma e no PT porque o sistema da democracia representativa é o modelo democrático mais defasado que existe. Afinal de contas, não é porque se deve denunciar os podres do outro lado que se deve calar para os podres daqui.

Eu até já escrevi sobre isso, após assistir à uma mesa de debates muito interessante que ocorreu na Campus Party, em janeiro, em São Paulo. Não estive lá, mas estava aberta online. E é sempre importante prestar atenção a esses eventos, pois há discussões riquíssimas sobre a blogosfera.

A blogosfera é polarizada demais no Brasil. Logo, nenhum dos lados faz jornalismo. Tem que ter cara, tem que ter posição, mas é preciso acima de tudo ser minucioso.

Enfim... Não é preciso ser jornalista pra fazer bom jornalismo. E um blog, pra fazer diferença e fazer pessoas que pensam diferente refletirem, isto é, pro blog poder sair daquele grupo que pensa igual, tem que mudar um pouco.

Essa não é uma crítica pessoal nem ao Dialógico diretamente. O que me interessa é expandir essa preocupação pra que a mensagem dexe de circular em um ambiente quase fechado.

[]'s,
Hélio