21 de abril de 2010

Quando a TV Globo quis se apropriar de um bem simbólico do Brasil



O relógio dos 500 anos do Brasil

Está fazendo 10 anos que a TV Globo quis se apropriar de parcela do simbolismo da nossa história. A intenção se materializou em um relógio de estética duvidosa.

Esse relógio, em nome de contar os dias e as horas que faltavam para o fechamento dos 500 anos da chegada dos colonizadores portugueses à Bahia, foi espalhado em réplicas por inúmeras cidades brasileiras.

Uma imposição intolerável, uma aberração estética, uma pretensão descabida, uma apropriação desavergonhada, um roubo simbólico sem precedentes.

A reação das pessoas foi de indignação e revolta.

Em Porto Seguro, em Florianópolis, em Curitiba, em Porto Alegre, as manifestações foram no sentido de destruir aquela impostura, construída com o consentimento e entusiasmo subalterno do então governo FHC. Em Brasília o "monumento" foi flechado pelos índios, que também protestavam pelo reconhecimento pleno de seus direitos e em memória do holocausto que sofreram durante cinco séculos de convivência desigual e opressiva com a cultura euro-cristã.

Os fatos aconteceram no dia 22 de abril de 2000, dez anos atrás, uma data que ficará marcada pela revolta popular contra o roubo simbólico de nossos valores autênticos, a apropriação privada de parcela do nosso patrimônio memorialístico e a indignação da cidadania contra as imposturas e falsificações das oligarquias brasileiras - representadas pela TV Globo e o governo predador de FHC.

Em Tempo: É curioso que os portais G1 e Globo.com das Organizações Globo (família Marinho) tenham banido o seu famoso e breguíssimo relógio dos 500 anos. Não há "relógio-dos-500-anos" nos arquivos da TV Globo. Parece que a Globo se envergonha de ter feito o que fez. Caso contrário, por que motivo esconde a materialidade de suas pretensões de apropriação simbólica?

Fonte: Diário Gauche
______________________

E o massacre da RBS em cima do Governador Olívio Dutra, em virtude da manifestação ocorrida em Porto Alegre, na qual o bendito relógio foi quebrado e os capachos errebessianos não paravam de protestar? Até essa barbaridade foi cometida no RS. E para que? Para que mesmo?

3 comentários:

Partisan disse...

Muito bem lembrado. Com diriam "não podemos deixar esquecer para evitar que se repitam" essas atrocidades. E tem muitas outras que temos que relembrar e cobrar a conta do barontao midiático.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Yt1tnv5p30I&feature=player_embedded
Meu comentario off topic, são duas sugestão para este feriado
1- a entrevista de Gilmas Dantas no yotube, olha que procurei quem desejar ver é aqui http://www.youtube.com/watch?v=Yt1tnv5p30I&feature=player_embedded
2- Aqui temos uma avaliação da atuação do PIG como oposição a Democracia.
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/washington-araujo-a-inversao-de-papeis.html

LIVRO
O desafios Brasileiros na era dos gigantes
Samuel Guimaraes Ed contraponto

Claudinha disse...

Oi, JBmartins!

Nós temos este livro, só não foi concluida a leitura. Lembro de ter comentado com um amigo, de que a estrutura do texto me lembrava o livro História da Riqueza do Homem de Leo Huberman.

Obrigada pelas dicas!