25 de abril de 2010

Sobre a Guarda Municipal de Porto Alegre


Do blog Imerso N'água:

A competência constitucional da Guarda Municipal é a vigilância do patrimônio municipal (Art 144 § 8), o que vem bem a calhar em uma cidade como Porto Alegre. Já que a prefeitura não investe em estrutura, pelo menos que haja preservação sobre o que já existe.

Mas...

Nada como um coquetel de mentiras e incompetências vindo da prefeitura do prefeito Mordaça.

Site da prefeitura, abril de 2009:
...Neste ano, o efetivo da Guarda Municipal aumentará em 10%. Ainda no primeiro semestre estará encerrada a segunda etapa do concurso que integrará 60 novos agentes ao efetivo, que hoje é de 563. A previsão é que em outubro os novos agentes já estejam capacitados e prontos para atuar no patrulhamento cidade....
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=105935&p_secao=3&di=2009-04-16

Mas por incompetência, a etapa da prova de aptidão física teve que ser realizada DUAS vezes, porque a prefeitura se esqueceu de convocar os candidatos por jornal (zero hora e diário gaúcho), como havia estipulado o edital do concurso.Data da primeira realização da prova de aptidão física:


Data da segunda realização da prova de aptidão física:


Em novembro de 2009 mais uma mentira:
...O prefeito José Fogaça autorizou a contratação de mais 100 guardas municipais. Em princípio, seriam selecionadas 60 pessoas do concurso público realizado em outubro. O secretário municipal de segurança, Nereu D´Ávila, disse que, a partir de agora, os aprovados realizarão cursos de aperfeiçoamento e capacitação, devendo iniciar as atividades na Guarda Municipal em março de 2010...


Março de 2010? Isso é mentira porque os candidatos recém iniciaram o curso de tiro:


Esperamos que os futuros Guardas Municipais não tenham que levar barracas e acampar na frete da prefeitura aguardando a nomeação como os candidatos da SUSEPE fizeram com o Palácio Piratini.

Enquanto isso...


6 comentários:

Anônimo disse...

A última etapa do Concurso Publico para Guardas Municipais de Porto Alegre, estaria suspensa devido a irregularidades no curso de tiro, onde alguns alunos para não serem reprovados, tiveram varias chances de passar, refazendo os testes de tiro pratico. Até o MP teria sido acionado.

Anônimo disse...

A amostra da desorganização administratiuva do atual gabinete da secretaria de Direitos Humanos, Coordenados pelo Secretário Nereu e na parte da Guarda pelo Comandante Roben, demonstra nas mãos de quem o contribuinte fica, exemplos como divulgado em 26/06/2010 no Diario Gaucho a 03 meses estão paradas em um depósito da Guarda Municipal, 25 camaras de videomonitoramento, um investimento de cerca de um milhão de reais e o Territorio da Paz de Porto Alegre um investimento de três milhões, e coordenado pela secretaria de Direitos humanos do municipio não saiu do papel, os investimentos são do governo federal que da os recursos e nossa prefeitura tem que botar a mão na massa, mas nem isto fazem. E estamos em julho de 2010 e os novos guardas ainda não foram chamados. É um absurdo.

Andre lima disse...

Sou policial militar em porto alegre, atualmente estou no BOE...Tenho amigos na GUARDA MUNICIPAL EM PORTO ALEGRE e no municipio de IMBE, todos sabemos que o real poder de policia e dado no momento em que c prende em flagrante, a lei tambem e clara quando c diz que qualquer do povo pode dar voz de prsão em flagrante...a guarda municipal na otem este direito em lei como policia,mas vou dar a minha opinião que na verdade e a opiniao do povo...queremos e mais segurança e nao importa quem tem poder de policia seja federal,civil,militar ou GCMs queremos sim e mais segurança nas ruas. eu sem minha farda sou um cidadao comum, mas estou sempre armado porque a minha instituição me da este poder. agora acompanho todas as ações das policias e guardas do brasil.algumas guardas como sao paulo belorizonte porto alegre e outras estao na busca incansavel da perfeição...Sou sim a favor do poder que por direito ja e ...para guarda municipal....abraços

Anônimo disse...

Seguinte, na última campanha eleitoral na qual o Sr.José Fogaça se elegeu Prefeito de POA, ele informou que chamaria 400 Guardas Municipais e que ficaria até o fim do mandato. O que aconteceu? não cumpriu, nenhum e nem outro, fique em 134º.E Deus sabe o quanto é difícil passar em Concurso Público. É brabo!

Unknown disse...

A GUARDA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SÃO TODOS ''VASOS''...
SÓ SÃO ENFEITES NINGUÉM VALORIZA....

Anônimo disse...

Estou esperando agora a segunda chamada...O vencimento do concurso termina em novembro, a segunda turma fez a avaliação psicológica em outubro de 2012, estamos quase em junho de 2013 e nada do curso de tiro....Acredito que realmente o nosso prefeito não se preocupa muito com a segurança da população... Só na eleição ele fica preocupado......... Mas o KIKO tá ai né!!!! O Beleza!!!