14 de maio de 2010

Brasil Rural Contemporâneo


Conheça a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. De 13 a 16 de maio, Cais do Porto de Porto Alegre, RS.


Espaço MDA

Área institucional que reúne as políticas públicas e programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário. É um ponto de referência para o público conhecer iniciativas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e seus resultados.

Loja Talentos do Brasil

Talentos do Brasil é um programa do MDA que valoriza a identidade cultural e promove a geração de emprego, renda e a agregação de valor à produção de 16 grupos de artesãs rurais em todo o Brasil. Na Loja Talentos do Brasil são comercializados vestidos, bolsas, colares, pulseiras, brincos e peças de decoração criados por estas mulheres em parceria com renomados estilistas brasileiros e feitos com matérias primas naturais como crina de cavalo, lã de carneiro, fibra de tururi, coco do babaçu, cipós e sementes da Amazônia e de outros biomas brasileiros.

Espaços de gastronomia

O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO de Porto Alegre oferece espaços gastronômicos para a comercialização e degustação de produtos feitos com o jeito local e os recursos naturais de cada bioma brasileiro. Além de comidas típicas do Rio Grande do Sul, como cucas, pães caseiros, geleias, salames, sucos, queijos e pescados, os visitantes podem degustar iguarias típicas de outras regiões, como o tacacá (Norte), o acarajé (Nordeste) e a tapioca (Nordeste).

Praça da Cachaça

Espaço que reúne uma grande variedade de sabores da bebida símbolo do Brasil. Serão expostas e comercializadas cachaças feitas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Santa Catarina. Para tornar a experiência ainda mais especial, os visitantes podem conhecer o processo de produção da aguardente numa mini distilaria montada especialmente para esse fim.

Recanto do Baco – Curso de Degustação de Vinhos

Neste ponto de encontro dos apreciadores de vinho são realizados cursos de degustação de vinhos ministrados por enólogos gaúchos. As aulas são abertas ao público e as vagas limitadas.

Cervejas Artesanais

No espaço reservado à degustação e comercialização da cerveja o público pode experimentar as cervejas artesanais, uma nova mania entre os apreciadores da bebida.

Área de Piquenique

O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO conta com uma área especial para piquenique, onde as pessoas podem degustar as delícias compradas na Feira ali mesmo, nas mesas do deck construído às margens do Guaíba.

Roteiros Turísticos da Agricultura Familiar

Para o público que valoriza o turismo rural, o evento reúne, em um ambiente, uma mostra dos principais roteiros oferecidos pela agricultura familiar no estado, com informações e dicas para uma aventura bem sucedida.

Casa dos Quilombolas

A Casa apresenta uma mostra etno-fotográfica dessa cultura de resistência e suas raízes africanas. Para aproximar ainda mais o público da realidade dessas comunidades, artesãos quilombolas demonstram sua arte e seu saber diretamente para o público.

Rodada de Negócios

Em um espaço paralelo à Feira, representantes de 30 empreendimentos familiares, selecionados pelo Sebrae/RS, reúnem-se com representantes de grupos compradores convidados. O encontro será realizado no dia 14 de maio, a partir das 8h30 em local a ser confirmado.

Tablado de Raiz

É o espaço da cultura de raiz do BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO onde se apresentam artistas do Rio Grande do Sul, como Giba Giba, Gilberto Monteiro e grupos populares de Pernambuco (Maracatu Estrela de Ouro e Coco Raízes de Arco Verde) e da Bahia (Zambiapunga). Além de apresentações no Tablado de Raiz, estes grupos vão promover cortejos culturais nas ruas de Porto Alegre.

Palco Multicultural

Ao lado do Gasômetro, esse palco é o espaço da pluralidade sonora e artística do Brasil Rural Contemporâneo. São dois shows por noite. Algumas atrações: Gilberto Gil lança nacionalmente em Porto Alegre o seu novo CD “Fé na Festa” e faz parceria a com o repentista baiano Bule Bule e as Sambadeiras do Recôncavo. O cantor Otto lança seu CD “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, trazendo Lirinha, ex-integrante do Cordel do Fogo Encantado. Como não poderia deixar de ser, todos os shows são abertos por grupos gaúchos. No domingo, o evento traz uma maratona de artistas locais, com muita música e cultura popular para o os visitantes.

Programação Cultural AQUI.

E leia mais no Sul21 AQUI.

Nenhum comentário: