Apresentação para o Eixo 12 - Educação, comunicação e novas tecnologias - no XII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, realizado na PUC RS entre os dias 20 e 22 de maio de 2010. Como tínhamos 10 min para apresentar o trabalho, muitos cartuns ficaram de fora, bem como importantes autores e autoras, que lutam pela democratização das comunicações, ficaram de fora.
Estamos convencidas de que a leitura crítica da mídia é um elemento fundamental na formação de educadoras e educadores progressistas. Se a educação não pode tudo, como dizia Paulo Freire, ela pode alguma coisa. O objetivo do trabalho foi provocar professoras e professores sobre as relações que estabelecem com os meios no qual costumam se informar. A utilização do humor foi propositada, na medida em que sua linguagem é rápida, de fácil entendimento e que, muitas vezes, vale mais do que leituras de textos e mais textos.
Fazer parte deste evento na PUC, apresentando um trabalho como este é uma homenagem à amizade: à Ana Lúcia, coordenadora geral e amiga desde os tempos do magistério; aos grafarianos, pelo convívio e, sobretudo, ao Eugênio.
Estamos convencidas de que a leitura crítica da mídia é um elemento fundamental na formação de educadoras e educadores progressistas. Se a educação não pode tudo, como dizia Paulo Freire, ela pode alguma coisa. O objetivo do trabalho foi provocar professoras e professores sobre as relações que estabelecem com os meios no qual costumam se informar. A utilização do humor foi propositada, na medida em que sua linguagem é rápida, de fácil entendimento e que, muitas vezes, vale mais do que leituras de textos e mais textos.
Fazer parte deste evento na PUC, apresentando um trabalho como este é uma homenagem à amizade: à Ana Lúcia, coordenadora geral e amiga desde os tempos do magistério; aos grafarianos, pelo convívio e, sobretudo, ao Eugênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário