13 de maio de 2010

A turma de Serra


Por Sitônio Pinto*

Pergunte àquele cara da UDR em quem ele vai votar.

-- Em Zé Serra – responderá o coronel. – Serra vai acabar com o abuso desses sem-terras que não têm onde morar e querem tomar nossos latifúndios improdutivos.

Depois, faça a mesma pergunta àquele general golpista, de cinco estrelas, sobrevivente da ditadura militar que pisoteou o Brasil no vintênio de 1964 a 1984:

-- Em quem o senhor vai votar pra presidente, general?

-- Em Garrastazu – dirá ele, de pronto.

-- Mas Garrastazu já morreu, -- você responderá para devolver a lucidez ao velho general. – Em quem o senhor vai votar?

-- No Fleury. Ele prendia, torturava e matava subversivos, e é a ele a quem devo o meu voto.

-- Mas general, Fleury também já morreu, parece que afogado, quando caiu de seu iate dentro d’água.

-- Não, cara; agora eu me lembro. O Fleury foi executado pelo nosso serviço de Inteligência. Ele sabia demais, pois era ele quem fazia o serviço sujo, e não podíamos promover a abertura com ele vivo. Cedo ou tarde iriam querer saber da verdade, e o Fleury podia dar com a língua nos dentes. Eu voto no Lacerda.

-- Mas o Lacerda também já morreu, general. Há quem diga que misteriosamente.

-- Ah, foi. Lacerda, Castelo, Juscelino e Jango morreram quase ao mesmo tempo, misteriosamente. Aqui pra nós, tiveram de morrer, para que a Ditadura continuasse, pois tinham liderança e podiam querer ser candidatos. Pensando bem, eu vou votar no Zé Serra, nosso homem de confiança, que mandamos para o Chile antes de liquidarmos Allende.

Pois é. O general e aquela turma toda vai votar em Zé Serra, o candidato da Arena, do PDS, do Instituto Brasileiro de Ação Democrática, do Moral Reamarment. O pessoal da CIA, do SNI, do DOPS, o remanescente da Gestapo, da Klu-Klux-Klan, essa gente não quer nem ouvir fala em Dilma. Nini Cruz, Filinto Müller, Pinochet, Franco, Salazar, Mussolini e Calabar, essa gente tem ódio à Dilma. E a TFP, e o Movimento Anti-Comunista (MAC), e os Camisas Verdes do Integralismo? Todos esses votam em Serra; pergunte a eles, e vão lhe dizer:

-- Ó recruta, é preciso tirar esses comunistas do governo, voltar a corrupção, a acumulação, a especulação, a inflação, re-implantar a linha-dura, a censura, a prisão, a tortura, o sumiço, acabar com a moleza do Estado de Direito. Vamos dar meia-volta volver com Serra.



*Sitônio Pinto é Jornalista, escritor, publicitário, Membro do IHGP, da academia paraibana de letras e da academia de letras e artes do nordeste.
sitoniopinto@gmail.com

Nenhum comentário: