19 de junho de 2010

Acordo termina com a greve de fome dos deputados

Do Viomundo:

Sai acordo com o PT, Dutra e Manoel da Conceição encerram greve de fome

Na convenção estadual do PT , o apoio a Flávio Dino (PCdoB) venceu por 87 votos contra 85 dados à Roseana Sarney (PDMB-MA). A decisão foi revista pelo Diretório Nacional do PT, onde Roseana ganhou. Teve 43 votos, Flávio Dino, 30.

18/06/2010 – 12h08

por Camila Campanerut, do UOL Eleições
Em Brasília

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) e seu companheiro de partido, Manoel da Conceição, encerraram a greve de fome nesta sexta-feira (18) depois de conseguir articular um acordo com o aval da direção do PT Nacional.

“O acordo foi o reconhecimento do direito dos companheiros de apoiar o deputado Flavio Dino (PCdoB). Foi assinado pela liderança da bancada e tem o aval do presidente nacional, José Eduardo Dutra”, afirmou ao UOL Eleições o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF).

Com a decisão, o parlamentar poderá pensar em se reeleger como deputado federal e os filiados do Maranhão terão liberdade para apoiar Dino, candidato ao governo pelo PCdoB em coligação com o PSB, ou seguir a orientação do PT nacional e dar suporte à campanha da atual governadora, Roseana Sarney (PMDB).

Domingos Dutra ficou sem comer por uma semana, em protesto pela decisão da direção nacional da sigla de fazer uma “intervenção branca” no partido no Maranhão para garantir o apoio à reeleição de Roseana. Na manhã desta sexta-feira, ele foi encontrado inconsciente pela esposa, Núbia Dutra, e foi levado ao Departamento Médico da Câmara.

Para o deputado, sua manifestação não era uma sinal de briga interna do PT. “É briga de democracia. São 46 anos sem alternância no poder no Maranhão”, justificou, em discurso emocionado na última quarta-feira (16).

Os dois petistas não puderam dar entrevista. Segundo a assessoria de imprensa de Dutra, ele será levado para casa, onde será tratado. O médico da Casa Legislativa não permitiu a entrada da reportagem e não quis anunciar o diagnóstico do paciente. Pelo Twitter, o parlamentar disse que estava com um problema renal. Já o colega Manoel da Conceição foi transferido para o Hospital do Coração, onde passará por mais exames e irá se recuperar da desidratação e desnutrição.

Dutra começou a vigília na quinta-feira (10) no plenário da Câmara, e no dia seguinte recebeu do Maranhão a companhia de Conceição, um dos primeiros fundadores do PT, – ambos iniciaram a manifestação no dia seguinte. Desde então, ambos estavam sobrevivendo à base de água e água de coco, e dormiam no local em colchões infláveis.

Na quarta-feira (16), Manoel da Conceição chegou a suspender a greve, mas voltou ontem em apoio ao correligionário. Conceição foi preso, torturado e exilado durante a ditadura militar. Teve uma perna amputada porque foi alvo de tiros da polícia na época.

Nenhum comentário: