5 de junho de 2010

Documento sobre atenção à saúde e violência está em consulta pública

ENSP, publicada em 02/06/2010

O Ministério da Saúde - por intermédio das áreas técnicas de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e Saúde do Adolescente e do Jovem, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes) da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) - em parceria com o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves/ENSP/Fiocruz) lança o documento "Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência - Orientações para gestores e profissionais de saúde". O objetivo deste documento é sensibilizar e orientar gestores e profissionais de saúde para uma ação contínua e permanente de atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência.

A linha de cuidado é uma estratégia para ação, que compreende as dimensões do acolhimento, atendimento (diagnóstico, tratamento e cuidados), notificação de situações suspeitas e confirmadas de violências e o seguimento do caso para a rede de cuidados e proteção social.

No documento, os seguintes pontos são abordados: a) Promoção da saúde e prevenção de violência; b) Tipos e natureza de violências que atingem crianças e adolescentes; c) Alerta para os sinais e sintomas de violências contra crianças e adolescentes; d) Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência; e e) Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências.

Na consulta pública, que fica aberta até 6 de junho 2010, especialistas podem contribuir com sugestões às propostas do documento. O documento está em fase de construção, e não deve ser divulgado sem vínculo com a consulta pública. Os comentários e observações devem ser efeitos através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/consulta-publica.


Fonte: Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves/ENSP/Fiocruz)
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?origem=1&matid=21377

Nenhum comentário: