14 de junho de 2010

Futebol e álcool


Há anos, bares e restaurantes preparam seus ambientes para receber, em maioria de gênero, torcedores de futebol. Nesta terça-feira, dia 15/06, não será diferente, uma vez que joga a seleção brasileira.

Abaixo, dois artigos, pescados da página do Instituto Humanitas da Unisinos, sobre o tema. Resolvemos abrodá-lo, após assistirmos, chocadas, a propaganda de uma cerveja em que um dos atletas é o garoto propaganda. Se refrigerante ser patrocinador de esportes já é emblemático, em virtude do açúcar e outras porcarias existentes em sua composição, bebida alcóolica, associada ao esporte, é um absurdo!

----------------------------------------

Seleção brasileira ‘vendendo’ cerveja: Copa, copo ou caneco do mundo?


"Esperamos que as manifestações de protesto contra o uso da imagem da seleção brasileira de futebol e contra este patriotismo e ufanismo infantil e atrasado se ampliem, e que o povo brasileiro não aceite ser feito de consumidor alienado de qualquer bebida alcoólica a serviço do lucro corporativo", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, 14-06-2010.

Eis o artigo.

----------------------------------------

Guerreiros, álcool e adolescentes


"O uso comercial de nossa seleção por uma marca de cerveja é forma sofisticada de estimular a dependência do álcool desde a juventude", escreve Ilana Pinsky, professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é vice-presidente da Associação de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 14-06-2010.

Eis o artigo.

Imagem: Google.

Nenhum comentário: