1 de junho de 2010

Uma tremenda bola fora de Felipe Melo


Mensagem a todos os membros de Rede Social Lei Maria da Penha

A luta pela violência contra a mulher é constante. Ficamos horrorizadas com a infeliz declaração do Jogador Felipe Melo, um dos contratados por Dunga para a seleção brasileira, nesta copa do mundo.

Na coletiva, visivelmente irritado com a qualidade da "bola" que eles jogarão nesta copa, Felipe Melo fez uma
declaração absurda comparando a péssima bola à "mulher de malandro" e a boa "bola" à uma "mulher Patricinha", ao afirmar:

"...A outra bola é igual a mulher de malandro: você chuta e ela continua ali. Essa de agora é igual Patricinha, que não quer ser chutada de jeito nenhum – disse Melo". Veja a íntegra aqui.

Realmente não tem muito o que comentar a respeito. Um comentário extremamente infeliz, machista, primeiro pelas caracterizações dadas a mulher (mulher de malandro e mulher patrícia), e segundo pela referência a violência.

NÃO, Sr. Felipe Melo, nós MULHERES não queremos, não toleramos e não aceitamos sermos "CHUTADAS" em hipótese alguma. Inclusive, ser "chutada" caracteriza- se CRIME de violência fisica. A cada 15 minutos uma mulher é agredida covardemente no Brasil. Pessoas públicas como este senhor tem que analisar bem o que fala em entrevista.

Nós execramos com veemência tais palavras e estamos indignadas.

Exigimos RETRATAÇÃO. Citaçoes como estas estão estampadas todos os dias na mídia. Uma atitude totalmente misógena e de total apologia à violência contra as mulheres.

Solicitamos das AUTORIDADES que exijam Retratação. Já enviamos email com o mesmo teor para as assessorias da Confederação Brasileira de Futebol e aguardamos respostas.

Com muita indignação,

Equipe de Moderação e Apoio da Rede Social Lei Maria da Penha
www.leimariadapenha .com.br

Visite Rede Social Lei Maria da Penha em: http://leimariadape nha.ning. com/?xg_source= msg_mes_network


Profa. Dra. Cecilia M. B. Sardenberg,
Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Estrada de São Lázaro, 197 - Federação
Salvador, Bahia, BRASIL
Telefax: 55-71-3237-8239
ceciliasard@ yahoo.com. br cecisard@ufba. br

Imagem: Cultura Futebolística

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo.Felipe Melo deve se retratar diante das mulheres.Atualmente não podemos mais aceitar esse tipo de comparação grotesca e machista.

Ary disse...

Deveria ser dispensado, no ato.
Jogares, em sua maior parte, são emocionalmente ignorantes. Normal. Por isso mesmo devem ser tratados com "rédea curta, pouco milho e muito laço".

Ccesarbento disse...

Dessa vez tenho que concordar com o Pelé. Segundo ele "Quem faz a bola é o jogador".
Felipe Melo tá devendo desculpas e futebol.

Fernando disse...

Bem comentário de boleiro. E vocês esperavam o quê? Já basta aquele ignorante da Cavalgada do Mar que comparou as mulheres a cavalos. Nada mais me surpreende.

Hélio Sassen Paz disse...

Felipe Melo é um Forrest Gump do futebol: tem muito mais sorte do que competência e é um poço de ignorância. Dificilmente será lembrado pela história do futebol.

Já os guascas das cavalgadas resumem o que de pior existe na sociedade bovina e são cultuados e reverenciados por uma série de segmentos nada desprezíveis.

Apesar de considerar os guascas mais nocivos, o caso do boleiro vacilão obteve uma repercussão midiática muito maior.

[]'s,
Hélio