11 de agosto de 2010

Comunicação e políticos

A página os Donos da Mídia apresenta dados a respeito da relação Comunicação e Políticos:

No Brasil, 271 políticos são sócios ou diretores de 324 veículos de comunicação. O Projeto Donos da Mídia cruzou dados da Agência Nacional de Telecomunicações com a lista de prefeitos, governadores, deputados e senadores de todo o país para mapear quais deles são proprietários de veículo de comunicação. Nesta página, o usuário encontrará gráficos estatísticos e as listas dos políticos separados por cargo, partido, localização ou tipo de veículo. O gráfico ao lado mostra o número de políticos sócios divididos por cargo.

OBS 1: Os dados referentes a este levantamento não incluem os resultados das eleições municipais de 5 de outubro de 2008. Portanto, os prefeitos aqui listados são aqueles cujos mandatos irão até janeiro de 2009.

OBS 2: Até a conclusão do levantamento, a relação de políticos pode conter imprecisões devido ao grande número de homônimos na lista de sócios. Aconselha-se apuração adicional principalmente nos casos onde a localidade do veículo não corresponde à base eleitoral do político.

Pela Constituição Federal, concessão pública, de qualquer natureza, é proibida para quem exerce cargos de deputada/o e senador/a:

Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão: I - desde a expedição do diploma: a) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

O nome do senador José Sarney [PMDB/AP] não consta nos gráficos abaixo, muito menos o estado do Amapá, no levantamento da página Donos da Mídia. No entanto, os filhos do senador Roseana e José Sarney Fº aparecem no gráfico relativo ao Maranhão.




Estes dados são importantes para relacionar a Globo a esses políticos, que ela faz de conta que critica, quando precisa atacar o Governo Lula, ou a candidata Dilma.

Um comentário:

Comunicação Integrada disse...

Excelente post!
Seguimos seguimos sempre seus feeds
www.apalavraweb.com.br