9 de agosto de 2010

Sobre a pesquisa eleitoral do IBOPE

Resultado de pesquisa eleitoral no RS é traumático: já apontou o prefeito de Porto Alegre Olívio Dutra como último colocado na preferência dos votos, bem como o governador Rigotto com 14% da preferência do eleitorado guasca, quando foi a de 5% sobre o candidato do PT Tarso Genro em 2002. Depois de 2002, ao que parece, os escândalos dos erros em pesquisa eleitoral deixaram de ser pauta, com a confirmação de suas previsões nas urnas*.

Agora, a novidade é a de que Tarso Genro baixa dois pontos percentuais, mantendo-se na liderança da intenção de votos, mas Fogaça sobe... dois pontos percentuais! Tudo dentro da margem de erro, naquele instituto do senhor Carlos Montenegro.

Achamos que tem gato nessa tumba e se chama financiamento de campanha. É interessante passar em frente ao comitê estadual da campanha de José Fogaça [PMDB-PRBS] - um prédio de esquina na Av. Farrapos, antiga revendedora de automóveis - e ver as paredes externas pichadas. Há algum tempo atrás, seria impensável uma sede sem pintura nova na fachada!

Pode parecer bobagem, uma frescura, mas esse "detalhe" remete à falta de recursos financeiros e uma campanha eleitoral bem sucedida, nos moldes atuais, necessita de grana, dindim, pila, dinheiro. Não é à toa que a campanha da Yeda Crusius, conforme o Diário Gauche no post Arrecadação de campanha eleitoral, pretende arrecadar 23 milhões. Além disso, a campanha de Tarso Genro [PT/Unidade pelo Riogrande] arrecadou o dobro de Fogaça!

Por isso, não "combina" esse acréscimo fogacista ao mesmo tempo em que Dilma Rousseff [PT] passa Serra [PSDB] no RS. Temos a impressão de que há uma "mão amiga" do IBOPE aí para ir atrás dos financiadores de campanha para o candidato do PMDB.

E não adianta o argumento de que o vice da Dilma é o Michel Temer [PMDB] para tentar analisar essa subida, sempre dentro da margem de erro, do Fogaça. Até o reino mineral sabe, que o PMDB da imparcialidade ativa é Serra no RS.

*Referimo-nos, evidentemente, à situação de Porto Alegre, onde residimos e temos mais informações. Deixem comentários, a respeito de erros eleitorais em pesquisa de intenção de votos.

2 comentários:

Miguel Graziottin disse...

O grande problema ao meu ver é que as pesquisas, quer queiramos ou não, balizam as candidaturas.
Uma diminuição de 4 ptos na diferença de Tarso para Fogaça, enquanto Dilma sobe é inexplicavel.
Aqui em Caxias do Sul, é cristalino como o PMDB é Serrista puro...
Concordo com a questao do financeamento...

José Renato Moura disse...

O problema desse suposto avanço do Fogaça é que não tem suporte na vida real. Não houve qualquer fato político que prejudicasse o Tarsou ou na Yeda. E tampouco, menos ainda, qualquer fato que impulsionasse a candidatura do Fogaça. Ao contrário, foi no período da pesquisa que ocorreu a impugnação da candidatura do vice de Fogaça, bem como a abertura de dissidência importante - repercurtida pela grande imprensa - do PDT, liderada pelo Collares.
Então, acho que é manobra mesmo.