10 de novembro de 2010

Daquele chargista que desenha mal pra caramba

Mas que é dono absoluto do espaço há mais de 30 anos, o que é completamente natural, considerando-se a ruindade editorial do jornal Zero Hora.


A deselegância de Marco Aurélio com as mulheres de importantes cargos do Partido dos Trabalhadores é antigo. Quando a então Vereadora Margarete Moraes assumiu a Prefeitura de Porto Alegre, sendo ela Presidente da Cãmara Municipal, substituindo o prefeito e o vice ausentes, este sujeito teve a capacidade de escrever a palavra Porto, com dois pingos inseridos dentro de cada letra "O", numa explícita alusão a seios. Lamentavelmente, não temos mais, em nossos arquivos, a tal "charge".

Agora, ele comete esse desenho acima. Um conhecido chargista riograndense, ao analisar qualquer charge do Marco Aurélio, afirma que o desenho ruim, muitas vezes inintelegível, é o menor dos seus problemas. A questão é a abordagem, quase sempre preconceituosa e conservadora, para com o campo político que o desagrada e omissa ao campo político com o qual simpatiza.

JornalismoB, Somos Andando e Blog do Mirgon escreveram sobre o tema.

6 comentários:

Anônimo disse...

Esses dias li um texto que trata justamente do preconceito que permeia a mídia, principalmente em relação às mulheres. O texto em questão partia da fala de uma apresentadora de Tv que ao se referir ao descanso pós-eleitoral de Lula há alguns anos, inverteu o que deveria ser notícia e passou a falar sobre o "maiozinho jéca da dona Marisa". Como o autor do texto faz pós-graduação na Inglaterra, ele comenta que algo assim é duramente criticado por lá.
Convenhamos, nossa mídia precisa ser reeducada. E, um conselho regulador é mais que urgente.
Abraços, Rosana.

Fernando disse...

Marco Aurélio já teve que pagar uma grana a uns torcedores do Grêmio após o episódio da queima dos banheiros químicos no Gre-Nal. A piadinha da torcida do PCC custou no bolso dele dinheiro e um processo. É hora do seu Marco Aurélio meter a mão no bolso de novo.

Omar disse...

Mas bah!
O cara é um escroto.

Anônimo disse...

esse "chargista" é só mais um pequeno lacaio da rede bunda suja, um medíocre tal e qual o dublê de colunista e babaca-mor paulo santana, seu pupilo, o santaninha, lassiê, abelinha, e outras porcarias quetais.
lixo puro.

Augusto Bier disse...

Eu temo posturas politicamente corretas no humor em geral, porque, na busca pelo justo, via de regra baixam um patrulhamento inquisitorial. Acredito que uma pessoa pública está sempre exposta ao deboche dos que dela discordam. Afinal, não existe humor a favor (e sim garatujas a favor, nas quais Marco Aurélio é mestre). O funcionamento humorístico do desenho editorial é normalmente ácido e inteligente. Precisa fazer rir e, ao mesmo tempo, proporcionar uma revelação. Quanto mais delicado o tema, tanto mais cultura e inteligência o chargista deve empregar no seu trabalho. E disso o chargista de ZH definitivamente é incapaz.

Anônimo disse...

Então... com tantos Cartunistas com nível profissional e DESEMPREGADOS, este cara que se diz "cartunista" está no Zero Hora há 30 anos. Acredito que a culpa não seja dele, e sim do PRÓPRIO jornal que mantém um cara como este, e ainda por cima paga por uma porcaria destas que só o Marco Aurélio e o Zero Hora acham que é charge....Lamentável !!!