1 de novembro de 2010

Resultado do 2º turno para Presidência no RS


JOSÉ SERRA (PSDB) 3.237.207 50.94%
DILMA (PT)                3.117.761 49.06%
DIFERENÇA*                119.446   1.88%


VOTOS BRANCOS 148.409 2.22%
VOTOS NULOS       168.223 2.52%
TOTAL*                    316.632 4.74%

O que dizer do eleitorado guasca? 

Definitivamente, o mito do RS como sento o estado mais politizado do país, está sepultado. Pois o que dizer de um povo que elege Tarso Genro no 1º turno e José Serra no 2º?

A Presidenta eleita Dilma Rousseff perdeu, no estado, por 1.88% dos votos válidos. Podem ter sido votos migrados da Verde Marina ao Serra, de gente não teve coragem de votar nele no 1º turno, adiando a decisão para o 2º. Mas 4.74% da população, que saiu de casa para votar, disse, nas urnas, que estavam em disputa os mesmos projetos políticos. 

Não se importou com a virulência da campanha, nem com a possibilidade de voltarem, à cena política, junto com o Serra, as forças mais reacionárias como Opus Dei, TFP, neopentecostais fundamentalistas e militares golpistas. Ou, quem sabe, até seja pior que isso: essa massa de brancos e nulos comprou da mídia o discurso da "baixaria" e, por isso mesmo, acreditou que o melhor caminho seria a isenção da tomada de posição, "já que é tudo a mesma coisa".

Temos nossas dúvidas em relação aos votos ideologizados brancos e nulos, categoria legítima defendida por anarquistas e certos setores de esquerda, em relação à eleição do 2º turno/2010. Essa campanha eleitoral foi muito tensa, carregada, com o recrudescimento do conservadorismo de extrema direita e seu fascismo despudorado. 

A nossa hipótese é a de que muitos votos brancos e nulos, nesta eleição, são pertencentes ao grupo dos conhecidos "cansadinhos", que acreditam que todos os políticos são ladrões, um discurso preparado via programas de televisão, que desqualificam, a todo momento, a carreira política, seja por notícias descontextualizadas, novelas e programas de TV ditos humorísticos. Em suma, produtos midiáticos elaborados para confundir parte da população desavisada. A considerar algumas trocas de mensagens eletrônicas e conversas com amigos e conhecidos sobre política, acreditamos estar corretos na nossa hipótese. 

Ou seja, se estivesse em disputa duas candidaturas da mesma vertente ideológica, seja de direita, ou de esquerda, ainda seria aceitável o desconforto do eleitorado, o que não foi o caso desta eleição em 2010.

Fonte: MSN
*Grifo nosso.

3 comentários:

Jean Scharlau disse...

GAUshits são do contra,
gaushits são retrô,
gauSHITS votam $erra depois de eleger Tarso,
GAUSHITS são camarões: nadam para trás e tem M na cabeça.
OU ISTO OU A URNA ROUBA.

Torço para que o problema seja na urna.

Lau Mendes disse...

Meu pesadelo daqui pra frente : vá que "o coisa" empolgado com os resultados aqui no RS "se ache a bolachinha recheada", dê uma de Yeda,candidata-se,vença e venha com "o jeito novo de governar"!!! S O C O O O R R O

klafke disse...

No primeiro turno, Dilma venceu com uma diferença de seis pontos percentuais. No segundo, foi derrotada por aproximadamente um ponto. O que aconteceu? Simples. O Sul-rio-grandense politizado, tanto a esquerda quanto a direita manteve a linha de voto. Entretanto o segmento que se jacta de ser gaucho, (preconceituoso, racista, consevador e homofóbico), foi direcionado pela midia. Sem formação ou opinião politica própria, acabou sendo guiado pela maior ou menor eficiência do marketing politico. Resumindo, Sul-rio-grandenses são brasileiros com opinião própria, gauchos, habitantes da quimérica República dos Pampas, são como boiada, tangidos ao arbítrio do boiadeiro. Simples assim.