30 de janeiro de 2007

Ministerio da Saude - Transplantes

Visite o portal sobre Transplantes do Ministerio da Saude e conheca mais sobre o programa Doe Vida. Doe Orgaos. e sobre o tema da doacao de orgaos.
Ha 11 anos atras, submeti-me a um transplante hepatico no Hospital Sao Francisco da Irmandade da Santa Casa de Misericordia, pela equipe do Dr. Guido Cantisani. Tive quatro rejeicoes, a ultima, 11 meses depois de transplantada. O meu doador foi um rapaz de 21 anos que vivia em Criciuma, SC. Minha dieta eh livre, soh nao bebo alcool. Evito, inclusive, as bebidas sem alcool, como cerveja e espumante. Tomo, ate hoje, medicamento para evitar a rejeicao. Faco acompanhamento medico, numa media de 6 consultas ao ano. Levo vida normal.
Na epoca, fui desenganada varias vezes, estava muito mal. A equipe havia alertado a familia que, se nao conseguissem doador ate o final de janeiro, sairia da fila do transplante, pois a minha saude debilitada nao suportaria a cirurgia. Minha mae, firme, dizia: ela vai se operar. Nao deu outra: as 6 da manha do dia 30 de janeiro de 1996, entrava no bloco cirurgico. Adormeci, brincando com o anestesista: "quero ver encontrares veia em mim". Minhas veias estavam em peticao de miseria, ja estava ha 50 dias internada.
Bueno, aqui estoy contanto esta historia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Feliz aniversário.Festeje bastante.
Abraço.

Claudinha disse...

Obrigada, Lau!

Jean Scharlau disse...

Uau! A vida salva pela arte, médica, e pela vontade dos viventes. Isto sim, é muito mais que virtual. Parabéns, e grato por teres resistido. Mesmo. Abração.