9 de maio de 2007

I Fórum de TVs Públicas - 2

Registro algumas das minhas impressões deste Fórum:
1. A separação total entre Ministério das Comunicações e o Ministério da Cultura: não há representantes do primeiro nem como debatedor, nem como convidado. O assunto "televisão pública" parece um eixo temático, não uma emissora contemplada no artigo 223, Capítulo V da Comunicação Social da nossa Constituição.*
2. Tenho a sensação de que o Governo, através da sua Secretaria de Comunicação e do próprio Ministério da Cultura, tem uma idéia de aproveitar as estruturas da TVE Brasil e transformá-la nesta tv pública que se discute no Fórum. As plavras de Beth Carmona, altamente elogiosas ao que já se faz em termos de tv pública no Governo Lula, deixaram-me desconfiada. Essa minha observação não tem caráter pejorativo, pelo contrário. Estou surpresa com o que já se faz em termos de programação neste país desde 2003, o que não me impede de ficar com a pulga atrás da orelha. O que me leva ao último e terceiro ponto abaixo.
3. Minha total ignorância em relação à programação voltada à cultura brasileira que se faz no Brasil, à exceção do programa DocTV. Em outras palavras, para quem usa Internet o tempo todo como eu, fica difícil ficar informada. A ausência de notícias através de jornais, tv aberta e tv a cabo, na qual tal programação não recebe o mínimo destaque - quem lê Zero Hora poderia me dizer se este pasquim traz a programação da TVE impressa junto às demais emissoras? - faz com que eu nem chegue perto de uma TV educativa, que é o que se tem de tv pública neste país e onde são transmitidos 80 programas produzidos por membros de comunidades com até 20 mil habitantes, por exemplo. A Internet no hotel custa 8 reais a meia-hora, mas uma das minhas tarefas será monitorar toda essa programação, assim que chegar em casa. Para as pessoas que me lêem, sugiro visitar o sítio do Ministério da Cultura. Encontrarão coisas bárbaras e que passa na nossa tv aberta.
4. Daqui para adiante, prestem atenção em associações como ABEPEC e ABPI.
Para finalizar, uma brincadeira que rola. O público foi dividido em dois: os convidados pelo MinC usam crachá branco e o público inscrito - meu caso - usa crachá preto. Como os salões são diferentes, os de preto assistem aos debates pelo telão, enquanto os de branco estão juntos aos debatedores, a turma resolveu apelidar tais salões como "casa grande" e "senzala".
Até outro momento!
*É importantíssimo ler o post Errei Feio!.

Nenhum comentário: