24 de maio de 2007

Proteja o petróleo iraquiano

É a mais recente petição da Avaaz.org - um grupo de ativismo online. Nós a assinamos e conclamos aos nossos leitores e nossas leitoras a fazerem o mesmo. Segue o convite:

"Eu acabei de ficar sabendo que a Avaaz - um grupo de ativismo online que eu faço parte - está organizando uma campanha para manter o petróleo iraquiano nas mãos do Iraque. O governo americano está pressionando o governo iraquiano a passar uma Lei Nacional do Petróleo que pode dar a maioria do petróleo para empresas estrangeiras.
Mais de 900,000 pessoas de todas as partes do mundo já participaram de campanhas de importância global através da Avaaz.org. Ele tiveram um grande impacto. Essa petição será apresentada ao Parlamento Iraquiano - Sunita, Shiita e Kurdo - para que os líderes iraquianos saibam que o mundo os apóia em resistir às pressões do Bush.
Leia o email abaixo que eles me enviaram e assine a petição!
---------------------------
Prezado(a) apoiador(a) da Avaaz,
Enquanto o derramamento de sangue aumenta, o Parlamento Iraquiano está sendo pressionado para passar uma Lei do Petróleo que pode dar um poder incrível para as companhias de petróleo estrangeiras controlarem os campos de petróleo do Iraque. Bush colocou um prazo e as grandes companhias de petróleo estão fazendo sua pressão. Porém líderes iraquianos corajosos estão resistindo - e eles precisam da nossa ajuda.
Membros do Parlamento Iraquiano - incluindo um Sunita, um Shiita e um Kurdo - vão ler a nossa petição de solidariedade para seus colegas no Parlamento Iraquiano. Muitos estão em cima do muro, com medo de ir contra a vontade do Bush. Uma mensagem do mundo pode ser justamente o incentivo que eles precisam para continuar lutando. Assine a petição hoje -- vamos levar 100.000 vozes para o Parlamento Iraquiano antes do voto:
http://www.avaaz.org/po/iraq_oil_law
Nossa mensagem é simples: nós apoiamos o direito soberano do Iraque sobre seu próprio petróleo, ele deve ser distribuído de maneira justa para o benefício do povo do Iraque, e o Parlamento Iraquiano deve decidir isso sem interferência estrangeira.
O petróleo representa 70% do PIB do Iraque. Essa proposta de lei propõe acordos desleais beneficiando companhias de petróleo internacionais, acordos estes que não são aceitas em nenhum outro país do Oriente Médio por comprometerem os recursos do país por 20 a 30 anos.
Aqui está um recente depoimento do Chefe da Federação Iraquiana dos Sindicatos do Petróleo, Hassan Jum'a Awwad:
'O Iraque está passando por um dos momentos mais difíceis porque todos estão especulando como lucrar com suas riquezas. Todos sabem que a Lei do Petróleo não beneficia o povo iraquiano, que só serve ao Bush, seus apoiadores e as empresas multinacionais'.
É um raro sinal de esperança ver iraquianos se unindo, e essa lei é ruim o suficiente para unir muitos. Eles estão pedindo a nossa ajuda, então vamos dizer a eles que o mundo os apóia no seu direito de determinar seu próprio futuro. Assine a petição para conseguirmos 100.000 vozes antes deles apresentarem a petição para o Parlamento:
http://www.avaaz.org/po/iraq_oil_law
Com esperança,
Ricken, Graziela, Tom, Paul e toda a equipe Avaaz."

Um comentário:

Jens disse...

Já assinei. Li a convocação no blog do Stanis.