Conheça aqui a verdade sobre a mentira da censura governamental contra a publicidade de montadora. Não deixem de acessar todos os linques que aparecem nos textos, para ver o tamanho da empulhação, que hoje atende pelo nome de "marketing viral", uma mistura indigesta de mentira, desinformação e propaganda. Prestem atenção na falta de caráter da montadora e da agência responsável por essa "pérola viral". Tentaram maximizar o resultado com o menor custo possível, aplicando o mesmo golpe duas vezes. Leiam e espalhem. Mostremos a eles o que é marquetingue viral de verdade!
Fonte Blog do Mello:
Terça-feira, Julho 24
Peugeot explora acidente da TAM com mais de 200 mortos para vender marca
Há exatamente uma semana, fiz uma postagem aqui, Retirada de propaganda do carro é só propaganda, em que afirmava que a Peugeot estava fazendo marketing viral, quando espalhava que o governo mandou retirar do ar propaganda que brincava com a frase da ministra Marta Suplicy, “relaxa e goza”.
Na ocasião, não disse a marca do carro, porque isso era exatamente o que eles queriam. Mas hoje eu falo da Peugeot, porque dessa vez eles não querem que se denuncie a vergonhosa, ignominiosa utilização do acidente da TAM para vender sua marca.
Está lá na Meio & Mensagem de 18 de julho a seguinte informação (os destaques são meus):
"Em razão do trágico acidente aéreo ocorrido terça-feira, dia 17, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Peugeot do Brasil e a Euro RSCG Brasil decidiram retirar do ar hoje a campanha de varejo da marca, que chamava a atenção para o problema da crise aérea brasileira. Consternados com a tragédia e em respeito às vítimas do acidente e seus familiares, as empresas preparam uma nova campanha, que deve entrar em veiculação nesta quinta-feira, dia 19".
É mentira! Eles veicularam anteriormente que o comercial sairia do ar por causa de supostas pressões do governo Lula, como demonstra reportagem de O Globo de 17 de julho (grifos e comentários são meus)
A Peugeot retirou do ar sua nova campanha publicitária, que usava como mote a crise aérea e a famosa frase “relaxa e goza”, da ministra do Turismo, Marta Suplicy. Longe de seguir apenas critérios comerciais, segundo executivos da montadora, a decisão saiu sexta-feira [13 de julho, portanto, quatro dias antes do acidente com o Airbus da TAM] após a direção da fabricante de veículos ter sofrido pressão do governo, que se disse insatisfeito com a exposição negativa da ministra.
Os pitblogueiros em seus pitblogs e a mídia antiLula em geral deitaram e rolaram com a tal censura. Faziam papel de bobo, como alertei na postagem que fiz:
O que me diverte é que os antiLula estão fazendo propaganda de carro, quando pensam que estão atacando o governo. E com que alegria eles são manipulados!
Agora estão vendo que, como no título de minha postagem, a retirada de propaganda do carro era só propaganda. Assim como a suposta consternação e o suposto respeito às vítimas divulgados na nota de Peugeot são apenas uma manipulação barata da dor dos outros, com o mesmo objetivo: valorizar a marca. A decisão de retirar o comercial do ar havia sido tomada quatro dias antes do acidente.
No caso da brincadeira com Marta, foi oportunidade. Com o acidente da TAM, oportunismo.
Como castigo, espalhem esta mensagem pela rede e usem agora o marketing viral contra a Peugeot.
Peugeot explora acidente da TAM com mais de 200 mortos para vender marca
Há exatamente uma semana, fiz uma postagem aqui, Retirada de propaganda do carro é só propaganda, em que afirmava que a Peugeot estava fazendo marketing viral, quando espalhava que o governo mandou retirar do ar propaganda que brincava com a frase da ministra Marta Suplicy, “relaxa e goza”.
Na ocasião, não disse a marca do carro, porque isso era exatamente o que eles queriam. Mas hoje eu falo da Peugeot, porque dessa vez eles não querem que se denuncie a vergonhosa, ignominiosa utilização do acidente da TAM para vender sua marca.
Está lá na Meio & Mensagem de 18 de julho a seguinte informação (os destaques são meus):
"Em razão do trágico acidente aéreo ocorrido terça-feira, dia 17, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Peugeot do Brasil e a Euro RSCG Brasil decidiram retirar do ar hoje a campanha de varejo da marca, que chamava a atenção para o problema da crise aérea brasileira. Consternados com a tragédia e em respeito às vítimas do acidente e seus familiares, as empresas preparam uma nova campanha, que deve entrar em veiculação nesta quinta-feira, dia 19".
É mentira! Eles veicularam anteriormente que o comercial sairia do ar por causa de supostas pressões do governo Lula, como demonstra reportagem de O Globo de 17 de julho (grifos e comentários são meus)
A Peugeot retirou do ar sua nova campanha publicitária, que usava como mote a crise aérea e a famosa frase “relaxa e goza”, da ministra do Turismo, Marta Suplicy. Longe de seguir apenas critérios comerciais, segundo executivos da montadora, a decisão saiu sexta-feira [13 de julho, portanto, quatro dias antes do acidente com o Airbus da TAM] após a direção da fabricante de veículos ter sofrido pressão do governo, que se disse insatisfeito com a exposição negativa da ministra.
Os pitblogueiros em seus pitblogs e a mídia antiLula em geral deitaram e rolaram com a tal censura. Faziam papel de bobo, como alertei na postagem que fiz:
O que me diverte é que os antiLula estão fazendo propaganda de carro, quando pensam que estão atacando o governo. E com que alegria eles são manipulados!
Agora estão vendo que, como no título de minha postagem, a retirada de propaganda do carro era só propaganda. Assim como a suposta consternação e o suposto respeito às vítimas divulgados na nota de Peugeot são apenas uma manipulação barata da dor dos outros, com o mesmo objetivo: valorizar a marca. A decisão de retirar o comercial do ar havia sido tomada quatro dias antes do acidente.
No caso da brincadeira com Marta, foi oportunidade. Com o acidente da TAM, oportunismo.
Como castigo, espalhem esta mensagem pela rede e usem agora o marketing viral contra a Peugeot.
Fonte Palanque do Blackão:
AGÊNCIA MENTE QUE LULA PROIBIU PUBLICIDADE DA PEUGEOT - 25 07 2007
O Blog do Mello levanta um escândalo que, pra mim, comprova que a publicidade das grandes agências e o jornalismo da Grande Mídia representam a mais pura ruindade profissional e ética. Nosso país está pior servido agora do que na época da ditadura militar. Afinal de contas, o servilismo daquela época era questão de sobrevivência. Hoje, é ou em busca de visibilidade, fama e dinheiro, ou na crença de que não vão conseguir lugar melhor para trabalhar, oou porque não têm capacidade de empreendedorismo.
Ser bom, ser competente, ser respeitoso, ser culto, ser ético não significam que basta ir lá, obedecer à pauta e ao briefing, ser criativo, saber escrever, saber layoutar, fotografar ou editar: DIZE-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS.
Vamos ao fato: assim como o prefeito do Rio de Janeiro César Maia disse que basta pôr um boateiro em cada botequim da Cidade Maravilhosa para que uma pauta de interesse da agenda do seu governo (ou de quem quer que ele queira beneficiar) se espalhe como se fosse verdade, a agência multinacional Euro RSCG Brasil adotou a estratégia do marketing viral para espalhar pela internet que seu anúncio de péssimo gosto tripudiando em cima das vítimas do Airbus da TAM, misturando alhos com bugalhos ao utilizar, para um carro da Peugeot e aproveitando a ocasião do acidente, a expressão “relaxa e goza” da política Marta ex-Suplicy.
O golpista jornal O Globo publicou primeiro e o resto da mídia golpista (e até mesmo muitos mestrandos e professores universitários de Comunicação - pasmem) caíram nesse conto.
Tudo sobre o factóide viral está nos seguintes links:
Retirada de propaganda do carro é só propaganda
Meio e Mensagem (18/07/2007 - 14:05h)
A MENTIRA D’O GLOBO (16/07/2007 23:35h)
O que é marketing viral?
O Brasil está-se tornando um país horroroso pra se viver. Não em função do assalto que sofri há cerca de um mês atrás defronte ao prédio ao lado do meu e da quase tentativa de assalto no mesmíssimo lugar (do qual não tenho como escapar para chegar em casa) ocorrida ontem. Nem por causa do caos aéreo (que é global, não é problema exclusivo e nem tampouco pior por ser no nosso país; não é coisa da ANAC, da INFRAERO, do Ministério da Defesa do Governo Lula, nem do PT). Não apenas por causa da fome e do desemprego. Não por causa da poluição ou dos transgênicos. Não é por causa do pior governo que o RS e Porto Alegre já tiveram em todos os tempos.
É por causa da mídia. O Brasil tem o pior jornalismo do mundo. Tudo porque a esmagadora maioria dos jornalistas competentes e honestos que ainda se lembram do juramento que fizeram na cerimônia de suas formaturas é covarde.
Covarde porque não servem nem pra defender a honra da sua profissão, manchada pelos interesses dos donos de 70% dos veículos do país, que arrecadam 74% da publicidade do país.
Valentia, ousadia, independência, investigação, respeito às fontes, comprovação dos fatos antes de publicar: cadê essa porra toda?!
Felizmente, o jornalismo como ele é está entrando em entropia. Tudo o que entra em entropia acaba destruindo a si mesmo em função da desorganização sistemática e crescente da praxis do seu modus operandi.
No que ele vai se transformar, ainda não sabemos. Contudo, o modelo atual está indo para o buraco. Afinal de contas, a credibilidade da mídia está indo para as cucuias.
Até Satã vai rejeitar as almas dos maus jornalistas e dos maus publicitários.
O Blog do Mello levanta um escândalo que, pra mim, comprova que a publicidade das grandes agências e o jornalismo da Grande Mídia representam a mais pura ruindade profissional e ética. Nosso país está pior servido agora do que na época da ditadura militar. Afinal de contas, o servilismo daquela época era questão de sobrevivência. Hoje, é ou em busca de visibilidade, fama e dinheiro, ou na crença de que não vão conseguir lugar melhor para trabalhar, oou porque não têm capacidade de empreendedorismo.
Ser bom, ser competente, ser respeitoso, ser culto, ser ético não significam que basta ir lá, obedecer à pauta e ao briefing, ser criativo, saber escrever, saber layoutar, fotografar ou editar: DIZE-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS.
Vamos ao fato: assim como o prefeito do Rio de Janeiro César Maia disse que basta pôr um boateiro em cada botequim da Cidade Maravilhosa para que uma pauta de interesse da agenda do seu governo (ou de quem quer que ele queira beneficiar) se espalhe como se fosse verdade, a agência multinacional Euro RSCG Brasil adotou a estratégia do marketing viral para espalhar pela internet que seu anúncio de péssimo gosto tripudiando em cima das vítimas do Airbus da TAM, misturando alhos com bugalhos ao utilizar, para um carro da Peugeot e aproveitando a ocasião do acidente, a expressão “relaxa e goza” da política Marta ex-Suplicy.
O golpista jornal O Globo publicou primeiro e o resto da mídia golpista (e até mesmo muitos mestrandos e professores universitários de Comunicação - pasmem) caíram nesse conto.
Tudo sobre o factóide viral está nos seguintes links:
Retirada de propaganda do carro é só propaganda
Meio e Mensagem (18/07/2007 - 14:05h)
A MENTIRA D’O GLOBO (16/07/2007 23:35h)
O que é marketing viral?
O Brasil está-se tornando um país horroroso pra se viver. Não em função do assalto que sofri há cerca de um mês atrás defronte ao prédio ao lado do meu e da quase tentativa de assalto no mesmíssimo lugar (do qual não tenho como escapar para chegar em casa) ocorrida ontem. Nem por causa do caos aéreo (que é global, não é problema exclusivo e nem tampouco pior por ser no nosso país; não é coisa da ANAC, da INFRAERO, do Ministério da Defesa do Governo Lula, nem do PT). Não apenas por causa da fome e do desemprego. Não por causa da poluição ou dos transgênicos. Não é por causa do pior governo que o RS e Porto Alegre já tiveram em todos os tempos.
É por causa da mídia. O Brasil tem o pior jornalismo do mundo. Tudo porque a esmagadora maioria dos jornalistas competentes e honestos que ainda se lembram do juramento que fizeram na cerimônia de suas formaturas é covarde.
Covarde porque não servem nem pra defender a honra da sua profissão, manchada pelos interesses dos donos de 70% dos veículos do país, que arrecadam 74% da publicidade do país.
Valentia, ousadia, independência, investigação, respeito às fontes, comprovação dos fatos antes de publicar: cadê essa porra toda?!
Felizmente, o jornalismo como ele é está entrando em entropia. Tudo o que entra em entropia acaba destruindo a si mesmo em função da desorganização sistemática e crescente da praxis do seu modus operandi.
No que ele vai se transformar, ainda não sabemos. Contudo, o modelo atual está indo para o buraco. Afinal de contas, a credibilidade da mídia está indo para as cucuias.
Até Satã vai rejeitar as almas dos maus jornalistas e dos maus publicitários.
Um comentário:
Antes que tu o faças, Carlos Mané Maia, nós faremos a primeira postagem dessa matéria. Ela é dedicada especialmente aos que se fazem de bobinhos como tu.
Mané!!!
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