19 de dezembro de 2007

Teia de interesses...

O jornalista Daniel Cassol, atendendo a um pedido de Lasier Martins, arauto da ética e da probidade em terras guascas, propõe uma oportuna investigação que trate das relações entre o Grupo RBS e a TAM, mais exatamente, da figura de Pedro Parente, executivo que atua nestas duas empresas.
Já que ambas operam com concessões públicas, e portanto devem satisfações à sociedade, Cassol põe em discussão a isenção de uma "cobertura jornalística" sobre temas que dizem respeito a estas duas empresas que estão envolvidas num emaranhado de interesses.
Abaixo, a íntegra do texto publicado no Garobombo:
TAM e RBS, RBS e TAM
Dias atrás, o jornalismo investigativo do Grupo RBS denunciou mais um crime de gola encardida na administração pública. Outro caso de funcionários fantasmas em câmaras de vereadores, algo que talvez aconteça em todas as câmaras municipais do Brasil e que, diante de outras formas de corrupção grossa que existem por aí, parecem brincadeira de criança.
Os jornalistas do Grupo lançaram mão de câmeras escondidas, trotes ao telefone e outras táticas aprendidas nas pegadinhas do Faustão. Mas o que está errado, está errado, e um veículo de imprensa tem obrigação de denunciar.
No seu programa de rádio, depois de um longo discurso sobre o papel da imprensa no combate à corrupção que assola o País, Lasier Martins pediu aos ouvintes da Rádio Gaúcha que ajudassem a denunciar casos semelhantes, mandando e-mails para a reportagem da emissora.
Passo, agora, a atender pedido tão cívico.
Leio que o Grupo RBS, que arrendou a Usina do Gasômetro, inaugurou uma árvore de Natal que rivaliza em tamanho com a chaminé. A iniciativa é patrocinada pelas Casas Bahia e pela companhia aérea TAM. O Natal está no ar, diz um anúncio da TAM veiculado nos meios de comunicação do Grupo.
Para refazer sua imagem após a tragédia-crime com o vôo jj 3054, em 17 de julho de 2007, a TAM não anunciou reforço nas medidas de segurança, mas despejou dinheiro na imprensa, anunciando novos vôos internacionais e patrocinando toda a sorte de eventos e campanhas, de futebol a árvore de Natal. A imprensa, que deveria cobrar por maior segurança no setor aéreo, voltou a exigir menos filas e maior rapidez nos aeroportos. Tudo ao gosto do anunciante.
No entanto, o caso do Grupo RBS é mais grave. Porque o seu executivo mais influente – Pedro Parente – ocupa uma cadeira no Conselho de Administração da TAM desde abril deste ano.
Ele entrou no lugar antes ocupado por Henri Philippe Reichstul. Na época, uma notícia do O Globo afirmava que a indicação se devia, segundo o então presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, ao “currículo impressionante” e ao “histórico de eficiência” de Parente, que foi ministro no governo FHC, consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e, depois, passou a ocupar o cargo de vice-presidente-executivo do Grupo RBS.
No site da TAM, está escrito que Pedro Parente integra o Conselho de Administração da empresa desde abril de 2007, tendo sido indicado pela TEP (TAM Empreendimentos e Participações).
Convocado por Lasier Martins, também estou aqui denunciando este caso, para cobrar transparência na coisa pública. Pois tanto a RBS como a TAM operam concessões públicas, compartilham um importante diretor e estão escancarando uma relação antes feita na esfera dos andares superiores das diretorias corporativas.
Por que motivo Pedro Parente está na TAM e na RBS? Qual é a influência disso na cobertura jornalística sobre a queda do Airbus da TAM pelos veículos do Grupo RBS? O patrocínio à arvore de Natal foi decidido no Conselho de Administração da TAM ou na diretoria do Grupo RBS? É possível acreditar no que a RBS fala sobre a tragédia com o avião da TAM?
Naquele terrível final de tarde de 17 de julho, 199 pessoas morreram vítimas da imperícia, da negligência, da omissão, da irresponsabilidade de agentes públicos e privados. A mídia colocou seus jornalistas para cobrir a tragédia e eles até ganharam prêmio com isso. Em seguida, foi a vez dos anúncios, gordos anúncios que encheram as páginas dos jornais e calaram a boca de quem deveria cobrar, exigir, fiscalizar.
Agora, sugiro então, a pedido do Lasier Martins, que os jornalistas do Grupo façam uma reportagem investigativa igual a essas sobre a corrupção nas câmaras de vereadores: entrem com uma câmera escondida numa reunião da diretoria do Grupo RBS e mandem alguém numa reunião da TAM! Quero saber o que as duas empresas falam sobre si mesmas. Passem um trote para o Pedro Parente! Quero ver se ele se apresenta como diretor da RBS ou representante de acionistas da TAM. Façam uma tabela, cruzando as reportagens do Grupo RBS com as datas das reuniões. Um fotógrafo de campana também não seria mal. Depois, se confirmado que a RBS está recebendo dinheiro da TAM e que a cobertura sobre o acidente com o AirBus está sendo condicionada por isso, encaminhem todo o material para a Polícia Civil e o Ministério Público. É de bom tom mandar cópia para a Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa, presidida por Nelson Sirotsky, eles saberão dizer se o caso é de censura econômica.
Leia mais sobre o tema: escárnio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou jornalista e trabalho na RBS. Nunca, repito, NUNCA, sofri qualquer tipo de censura em relação à cobertura do acidente da TAM. Vcs são é paranóicos. Totalmente. A mídia, em geral, cobriu de forma parecida o acidente. Vc deve cobrar é do governo, que apure de forma correta as causas do acidente e puna os culpados. E deixa a RBS e a Globo de lado, pô.

Anônimo disse...

Somente alguém muito idiota iria sugerir uma reportagem assim...bom, talvez a queda do avião da TAM tenha sido culpa da RBS também né? é o que o blogo parece sugerir...