5 de março de 2008

A troca de favores entre Yeda e as papeleiras

Divulgação: sgeral
GOVERNADORA YEDA FOI FINANCIADA PELAS EMPRESAS DE CELULOSE...
E AGORA PAGA A CONTA COM REPRESSÃO AOS MOVIMENTOS.
Papeleiras doaram mais de meio milhão de Reais para a Governadora Yeda
As três principais empresas de celulose em atuação no Rio Grande do Sul doaram juntas mais de meio
milhão de Reais para a campanha da então candidata Yeda Crusius ao Governo do Estado. Entre elas, a empresa finlandesa acusada de compra ilegal de terras na faixa de fronteira.
A denúncia das irregularidades na aquisição de áreas foi feita ontem pelas 900 mulheres da Via Campesina que ocuparam a Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul, de propriedade da Stora Enso.No final da tarde, as agricultoras foram violentamente despejadas pela Brigada Militar, pelo menos 50 agricultoras ficaram feridas por balas de borracha e estilhaços de bombas.
Abaixo, os valores das doações das papeleiras para a atual governadora, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral:
ARACRUZ CELUL. S/A. 42157511003934 18/09/2006 1.000,00 Descrição das doações relativas à comercialização
ARACRUZ CELULOSE S. A. 42157511003934 18/08/2006 11.954,72 Recursos de pessoas jurídicas
ARACRUZ CELULOSE S/A. 42157511003934 05/10/2006 16.902,12 Recursos de pessoas jurídicas
ARACRUZ CELULOSE S/A. 42157511003934 11/10/2006 51.700,61 Recursos de pessoas jurídicas
ARACRUZ CELULOSE S/A. 42157511003934 20/10/2006 200.000,00 Recursos de pessoas jurídicas
STORA ENSO BRASIL LTDA. 02424298000192 16/10/2006 24.000,00 Recursos de pessoas jurídicas
VOTORANTIN PAPEL E CELULOSE LTDA. 60643228000121 23/11/2006 200.000,00 Recursos de pessoas jurídicas

8 comentários:

Anônimo disse...

e os cumpanhêro do PT também pegaram uma graninha, véio. Se é pra ser coerente, coloca aí que o Olívio também recebeu das papeleiras. Conforme informa o TSE, ele não recusou o dinheiro. Afinal, socialismo é bom, mas dinheiro no bolso é melhor ainda, né, cumpanhero.
Anibal

Anônimo disse...

Aníbal, até a Gerdau deu dinheiro para o Olívio nas eleições. Aliás, independentemente da matriz ideológica dos partidos, as empresas privadas gastaram um monte, distribuindo a grana (mais para uns, menos para outros) de acordo com critérios próprios.

A questão em pauta, e EU ACHO QUE TU TE FAZES DE BOBO, é: quem ganhou a eleição? Quem responde pela administração do RS? Então, deixa de ser mistificador, que este teu papinho, aqui, não cola.

Aliás, aproveita e vê o montante recebido pelo Olívio e compara as duas campanhas. Eu não fiz isso, mas tenho quase certeza que o Olívio recebeu bem menos das papeleiras e da Gerdau que a Yerda!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Stora Enso doou 23.000 para a Yeda e 24.000 para Olívio. Aracruz doou 280.000 para Yeda e 160.000 para Olívio. (fonte TRE)
Essa é a prova provada que a mídia alternativa de esquerda esconde os fatos, omite o que não interessa e manipula.

Claudinha disse...

Maia. Acho que ninguém conversa contigo direito. Até eu já perdi a paciência muitas vezes. Mas desta vez, resolvi mudar o tom.

Serei repetitiva, recurso que se utiliza com criança teimosa (afinal, meu curso de magistério, seguido de pedagogia - séries iniciais na ufrgs - mais o fato de ter criado um filho, serviram para alguma coisa).

Didaticamente falando, volto ao que escrevi acima. Até o reino mineral SABE, que empresas privadas capitalistas fizeram doações de campanha para candidatos de todas as matizes ideológicas - inclui-se aí PT evidentemente. Essas coisas acontecem, porque não há financiamento público de campanha, como já sabes muito bem.

Ademais, a esquerda não precisa esconder os fatos, porque o Maia e eu sabemos que as contas de cada candidato estão disponíveis na Internet para quem quiser ver!

Como tua mente é seletiva, como toda a mente de direita, deves ter lido que a questão da Yerda é diferente da do Olívio, PORQUE ELA FOI ELEITA GOVERNADORA em 2002!!! Então, como um mais um é igual a dois, quem responde pela administração do RS é ela, que recebeu milhões, não milhares, das papeleiras.

Assim, não adianta teimar e buscar um falso argumento, a fim de jogar fumaça sobre o fato de que a brigada militar agiu a mando dela para proteger uma empresa que opera ilegalmente no país, com a conivência - isso sim deveria ser creditado culpa ao PT e ao Gov. Lula - do poder público, seja ele executivo, legislativo e judiciário.

Mas imputar este tipo de culpa ao PT e ao Lula NÃO VALE, porque a sacrossanta empresa privada precisa ser preservadinha, enquanto a miséria e o ataque ao meio-ambiente grassam pelo RS e em toda a parte que impera o agronegócio.

E não te acostuma a escrever por aqui. Já foste avisado em teu blog.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não vamos limitar os espaços ou interromper o livre fluxo de nossas vidas. Que o debate franco, aberto, sincero e sem ranço continue. É assim que se debate, porque não existe pensamento único. Todo lado tem um pingo de razão. Nunca imputei culpas ao PT e, principalmente, ao Lula. Apenas aponto certas contradições nos discursos. Muito lindo e muito bonito dizer que Yeda recebeu zilhões das papeleiras e omitir que Olívio recebeu o mesmo ou quase o mesmo zilhão. A mídia alternativa de esquerda acusa a grande mídia de PIG ou de PUM, mas pratica, faz, usa e abusa da mesma tática de insinceridade, da manipulação. É isso, exatamente isso que eu critico. Há muito hipocrisia na política e não apenas na partidária. Mas vejo que existe no dialógico um bom lado de sensatez. É o início de um bom e saudável diálogo, porque no fundo, no fundo, todos nós lutamos pela mesma causa: a inclusão social dos excluídos. Saúde e Ação.

Anônimo disse...

Claudinha e Eugênio,

Creio que não é possível produzirmos diferença em nosso discurso e na nossa militância se ignorarmos opiniões divergentes ou se não formos corteses. ;)

O grande diferencial dos blogs como meio de comunicação (há dúvidas se já pode ser considerado de massa ou não - eu ainda acho que não) é justamente a possibilidade de CONVERSAÇÃO e DEBATE proporcionada pela pauta que cada blogueiro define, seja ela articulada com outros bloogueiros, seja ela pautada pela própria mídia corporativa ou por observações presenciais racionalizadas através de outro processo de mediação qualquer.

O desrespeito, a calúnia, a difamação e o spam devem ser banidos. Mas a contrariedade, as diferenças, as discordâncias, as contradições, a meu ver, enriquecem até mesmo quando são facilmente refutáveis ou quando cansamos de tanto argumentar e da conclusão sobre a pauta em questão não sair da estaca zero.

Afinal de contas, não se pode considerar alguém como o Maia como uma pessoa má, corrupta, ignorante, falsa, corporativista e por aí afora. Tenho, sim, severas discordâncias em relação às crenças que fazem parte do referencial político dele. Isso está bem claro tanto nos poucos comentários que fiz no blog dele como ele no meu, assim como em outras discussões em blogs de diversos amigos nossos (e até mesmo de não-amigos).

A nossa rede social e a nossa capacidade de exposição já é tão reduzida por causa da inexistência da democratização dos meios de comunicação no país...

Imaginem se passarmos a agir como o Reinaldo Azevedo que achincalha ou sequer publica comentários de oposição ou, então, se fizermos como o Noblat, que é apenas editor de uma série de jornalistas que postam em seu blog sob o nome dele: qual a credibilidade e a possibilidade de expansão do alcance daquilo a que temos acesso e eles não?!

O que é pequeno hoje não pode jamais ser zerado: precisa, sim, crescer e aparecer. É tudo uma questão de credibilidade e de razão! :)

[]'s,
Hélio

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo integralmente, Hélio. Para melhorar os rumos da nossa sociedade com a inclusão social dos excluídos -- que é o que efetivamente importa -- não se pode fechar as portas e os fluxos da vida.

Anônimo disse...

Cara pálida, o governo LULA tem a caneta e os deputados na mão para acabar com isso, para fazer financiamento público. Assim como tem o poder para fazer a reforma agrária no país. POR QUE O PT NÃO FAZ AGORA????