27 de outubro de 2008

2º turno 2008: comentários preliminares 2

Neste bloco, algumas manifestações da seção Comentários do Diário Gauche que ajudam na reflexão:

Mais uma vez a eleição apenas mostra por quantas anda a consciência do nosso eleitorado.
Aqui, em Sampa, reaça e conservador como sempre. Sem novidades. Não adianta sociologismos de botequim para explicar a derrota da Marta. Pelo contrário, teve votos na média que o PT sempre teve. E mais: não foi vitória do Serra, mas apenas vitória da direita que fez disso aqui seu reduto mais expressivo. Senão teríamos que dizer que a vitória de Lacerda em BH foi vitória do Aécio, quando sabemos que não foi. Ou então, que a vitória de Fogaça teria sido a vitória de Yeda, quando não foi isso. A classe média fetichizada e alienada marcou presença. Só.
armando

Ary da Silva Martini disse...
Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia, Esteio, Canoas, Viamão, Gravataí (PT), Porto Alegre (PMDB). Pelo jeito POA se transformou no brete da manada conduzida pela RBS. Mais quatro anos de "tosquia, marcação com ferro em brasa, guampa serra, freio de ouro, gineteada, castração e abate". Com gado é assim. Vida de gado, povo marcado, povo feliz! Meus pêsames portoalegrenses.

Anônimo disse...
Algumas observações "numéricas" sobre o pleito:

Em 2004 Fogaça fez 431.829 (53,32%) e o Raul 378.099 (46,68%).

Em 2008 Fogaça fez 446.329 (58,99%) e a Maria (???) 310.277 (41,01%).

O Fogaça aumentou pouco enquanto a votação petista caiu significativamente.

Em 2004 a abstenção do segundo turno foi de 163.242, agora foi de 247.331. Ao somar a abstenção, o nulo e o branco, neste de 2008, teremos quase um terço de omissões na eleição.

marcelo disse...
E pensar que há nao muito tempo éramos parte da vanguarda política mundial. Em poucos anos passamos a conservadores frustrados, colhedores de migalhas.

Anônimo disse...
Mais uma vitória do PRBS em Porto Alegre. É uma máquina! Só o PT não enxerga. O melhor de tudo é que com essa, a Rosário pode se aposentar e parar de encher o saco para concorrer a algum cargo no executivo. espero que sirva de lição para o carrerismo personalista. resta ao PT de Porto Alegre sangrar. O virar um saco de gatos, tal como ocorre em Canoas.
O PMDB, esse câncer social, cada vez ganha mais terreno. Pobre população pobre, resta tomar um mate a sombra dos arranha-céus que esconderão o guaiba. bando de imbecil!

Armando disse...
2010 é outra história. Como em 2002 e 2006 prevalecerá o Brasil que está deixando de ser fundão e massa de manobra. As capitais como SP, continuam onde sempre estiveram: conservadora e reacionária.

Anônimo disse...
O PT geralmente ganha depois de uma catástrofe: Collares, Brito, FHC e agora Yeda.
Para perder o PT abandonou o OP, abandonou a política das vilas, o asfalto, a água, o colégio, para fazer a nova perimetral.
Porto Alegre precisava, estava na hora, tinha de ter a perimetral.
Mas foi aí que perdeu, teve 2 anos de déficit, veio o Fogaça gritando "falta de caixa", se fazendo de louco como se a cidade não tivesse ganho um eixo viário novinho.
Perdeu o voto das vilas sem ganhar o voto da classe mérdia, que é muito mimada para votar em PT a menos que haja outra catástrofe.
O PT foi ao fundo mesmo atendendo (dando início) ao conduto forçado Álvaro Chaves, afinal a para o PRBS a inundaçãozinha do Parcão era a chaga da cidade.
Tentando atender a PRBS, e não o OP, foi aí que o PT se perdeu.

Anônimo disse...
[..] Até hoje o PT tem sido escolhido apenas para consertar grandes cagadas.
Quando tá bom as elites se acertam e conseguem costurar as eleições que os mantém alimentados.

panoramix disse...
Porque tem pobre votando em Alckmin, Yeda e Fogaça[...]! Eles não precisam invadir mercados, pois compram diario gaucho de manhã cedo (o catequizador que a RBS criou para a classe miserável e as esquerdas não perceberam)e recebem as sobras dos "aprendizes de burguês". Parece que isto é suficiente! O resto é silêncio!

Nenhum comentário: