10 de março de 2009

Informe Cultural: Pré-Fórum de Estudos - Leituras de Paulo Freire

Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - dias 19 e 20 de março de 2009.

O que é o Pré-Fórum? O Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire é uma atividade promovida pela FACED, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente. Tem como objetivo ampliar quantitativa e qualitativamente a participação de acadêmicos e docentes no XI Fórum de Leituras Paulo Freire que ocorrerá na UFRGS, de 21 a 23 de maio de 2009. O Pré-Fórum pretende ser um encontro dinamizado pelos princípios freireanos, em que o debate, a troca de experiências e o estudo sobre as leituras de Paulo Freire se caracterizem como um diálogo de saberes em que se realize o aprofundamento das discussões temáticas e se incentive a continuidade das discussões através da inscrição de trabalhos e da participação no XI Fórum.
Como participar? A participação não exige inscrição prévia, nem pagamento de taxas. Será realizada por ordem de chegada, respeitando a capacidade de vagas do auditório. No momento da inscrição, cada participante deverá optar por um grupo temático.

Programação:
19/3/2009
19h – inscrições de participantes
19h30min – Saudação da Direção da FACED
19h45min - Painel de abertura: O Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire: memória e desafios atuais
Painelistas: Prof. Danilo Streck UNISINOS – Coordenação Estadual do Fórum;
Profª Ana Lúcia Souza de Freitas - PUCRS

20h45min – intervalo
21h – 22h30min - Discussão em grupos por eixo temático

20/3/2009
18h – 20h – conclusão dos trabalhos de grupo
20h –Painel de encerramento: Reflexões temáticas: desafios e proposições para a participação no XI Fórum.
Painelistas: Prof. Jaime José Zitkoski – UFRGS coordenador local do XI Fórum coordenadores dos grupos temáticos

EIXOS TEMÁTICOS / COORDENAÇÕES TEMÁTICAS*

1. Educação Superior, Ações Afirmativas: diálogos com Freire coord: _______
2. Educação do Campo: resistência e construção de alternativas coord: _______
3. Movimentos Sociais, Educação e Participação coord: Cida (justiça restaurativa)
4. Educação Ambiental e Cidadania coord: __________
5. Educação de Jovens e Adultos coord: _________
6. Educação Popular: discussões teóricas e práticas coord: __________
7. Formação de Professores: olhares a partir de Paulo Freire coord: Angela e pesquisa GEPEP
8. Diversidade, multiculturalismo e direitos humanos em Freire coord: __________
9. Práticas Educativas Emancipatórias nas Escolas coord: Luiza (diários) / Eduarda
10. Freire em Diálogo com outros autores coord: __________
11. Educação e Políticas Públicas coord: _________
12. Educação e Comunicação coord: Merli (Brava Gente)
13. Educação, Trabalho e Saúde coord: __________
14. Políticas Afirmativas: Diálogos Freireanos coord: __________
15. PROEJA: Contribuições da obra de Freire para o PROEJA coord: Cleiva - FURG
16. Arte, Cultura e Educação coord: Eduarda (biblioteca e rede literária) / Elisabete
17. A práxis freireana na educação infantil coord: Elisabete (cartas pedagógicas)
(Obs: eixo 17 acrescentado pelo pré-fórum – a ser sugerido para o XI Fórum)

*Informações, ainda não confirmadas, tratam da aglutinação dos eixos temáticos. Assim que soubermos detalhes, atualizaremos o blog.

Nenhum comentário: