10 de novembro de 2009

DEBATE: A luta pela democratização da comunicação e a 1ª Conferência Nacional de Comunicação


Quando?
11 de novembro, quarta-feira, das 8h30 às 12h.

Com quem?
Bruno Lima Rocha, professor de Comunicação da Unisinos.
Cristina Feio de Lemos, membro da Comissão Estadual de Organização da Confecom
Eduardo Vizer, professor de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires

Onde?
Auditório da Auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS – Ramiro Barcelos, 2705 – Porto Alegre – RS.

Cuma??
http://www.confecom.com.br/site/apresentacao

Hein?
http://www.rsproconferencia.blogspot.com/


Sabia que comunicação não é só um curso superior, um produto, um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana, um processo através do qual elementos de determinados grupos compartilham códigos e significados e tornam comuns ativos de informação ou conteúdos, a transmissão de uma mensagem - exposição oral ou escrita - sobre determinado tema?

COMUNICAÇÃO É DIREITO HUMANO!*

Sabia que cerca de 80% das informações que os gaúchos e gaúchas consomem provém de um mesmo grupo empresarial controlado por uma única família?

Sabia que as leis brasileiras proíbem o monopólio dos meios de comunicação e que uma mesma pessoa tenha canais de TV e rádio num mesmo Estado? (Parece que a mídia não gosta muito de leis…)

Sabia que a “Lei dos Meios”, aprovada na Argentina recentemente, dividiu o espectro de radiofrequência, onde se localiza o canal utilizado por uma emissora de rádio ou televisão, em três partes iguais, sendo que um terço ficou reservado para a sociedade civil não-empresarial e sem fins lucrativos (igrejas, sindicatos, universidades, ongs, entidades comunitárias, entre outros), e o restante para o setor público-estatal e grupos privados com fins comerciais?

E que essa mesma lei diz que a publicidade infantil não deve incitar a compra de produtos, e institui um limite 20% do tempo diário de um canal para toda a publicidade?

Sabia que nos dias 17 e 18 de novembro acontecerá a Conferência Estadual de Comunicação?

Sabia que de 14 a 17 de dezembro, em Brasília, acontecerá a I Conferência Nacional de Comunicação? (Há boatos de que ela é fruto de uma antiga luta pela democratização da comunicação…)

Sim? Não? Então venha discutir conosco!


*"Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras". (Art. XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Fonte: Comissão RS Pró-Conferência de Comunicação

Nenhum comentário: