6 de janeiro de 2010

De como a direita age


O Prof. Dr. Venício A. de Lima escreveu artigo, publicado no Observatório da Imprensa, a respeito da invisibilidade, no Jornal Nacional, da notícia sobre a distinção recebida, pelo Presidente Lula, do jornal francês Le Monde.

Qual é a novidade? A direita, muito bem representada pela Rede Globo, age na lógica da luta de classes. Jamais dará qualquer ênfase, ou chance, ou colher de chá ao seu inimigo. Mesmo sendo uma empresa de comunicação concessionária de um bem público.

Direito à informação, democracia, liberdade de imprensa? Isso é discurso que se vomita, quando os interesses privados da empresa de comunicação são ameaçados. Na hora de fazer valer o dever de bem informar, vale a regra de quem paga, manda. Nesse caso, o dono da empresa de comunicação que paga seus celetistas e PJs e, acima de tudo, os anunciantes que mantem a empresa de pé e que apostam na candidatura tucana de José Serra.

Quanto ao artigo O presente de Natal do Jornal Nacional do professor Venício, vale dar uma conferida, pois é uma aula de Jornalismo e Ética. Só não podemos nos enganar: enquanto faltar democracia nas comunicações, as empresas da área farão o que bem entender em matéria de conteúdo - pauta - o que será dito ou omitido para a população.

Imagem: Bessinha

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