23 de janeiro de 2010

Dust Bowl
















Assistimos a um programa na TV a cabo, sobre a tempestade de areia ocorrida nos EUA na década de 30 do século XX, denominada Dust Bowl, que muito nos lembrou a função do PL 154. Segundo a Wikipedia:

[...] O efeito "dust bowl" (taça de pó) foi provocado por condições persistentes de seca, favorecidas por anos de práticas de manejo do solo que o deixaram susceptível às forças do vento. O solo, despojado de umidade, era levantado pelo vento em grandes nuvens de pó e areia tão espessas que escondiam o sol durante vários dias. Estes dias eram referidos como "brisas negras" ou "vento negro.

[...]

Uma vez passado o Dust Bowl, observava-se claramente que muitos factores contribuíram para o severo impacto da seca. Era preciso desenvolver uma melhor compreensão das interacções entre elementos naturais (clima, plantas e solo) e as actividades humanas (prática agrícola, economia e condições sociais) das Grandes Planícies. As lições foram aprendidas, e devido a esta seca os agricultores adoptaram novos métodos para ajudar a controlar a erosão do solo nos ecossistemas de terras secas. As secas subsequentes nesta região tiveram menor impacto devido a estas práticas de cultivo."

Acima, algumas fotos da tempestade de areia. E torçam, para que o pior não aconteça no RS!

Imagens: Google
Revisto e atualizado em 23/01/2010 às 16h03min.

Um comentário:

Omar disse...

Impressionante!