7 de janeiro de 2010

Governo Fogaça e a ponte na Restinga

Milhares de residentes na Restinga estão passando enormes dificuldades de locomoção, devido a queda da ponte sobre o Arroio do Salso na Avenida Edgar Pires de Castro, Bairro Restinga. Não bastasse o horror de todos os dias para quem utiliza o transporte coletivo na região, mais um entrave veio a se somar a esse problema. As linhas de ônibus disponibilizadas não dão conta da pressão habitacional exercida pelos inúmeros condomínios que surgem ao longo desta avenida. Para que tenham uma ideia, nós mesmas fizemos o trajeto do centro até o bairro Aberta dos Morros - 50 min - em pé.

Os vereadores do PT Engº Comasseto e Mauro Pinheiro visitaram o local. Escreve o primeiro:

Restinga isolada: Conheça o descaso do governo Fogaça

Como Vereador eleito e representante da região sul, levei o tema do isolamento da Restinga e da carência do transporte público para debate e cobrança do Governo Fogaça por ter abandonado e não realizado as obras e serviços prometidos. Cobramos hoje da tribuna ao líder do Governo, Vereador Valter Nagelstein, os seguintes pontos abaixo:

1 – Em 2005, em nome da comunidade da Restinga, apresentamos e aprovamos, no Orçamento Municipal, 100 mil reais para a elaboração dos estudos e projetos para a duplicação da Av. Edgar Pires de Castro. Este valor ficou aprovado no Orçamento de todo o ano de 2006 e não foi utilizado pelo Prefeito Fogaça para iniciar o trabalho.

2 – Reapresentamos, nos Orçamentos de 2007, 2008, 2009 e 2010, emendas propondo recursos para a elaboração do projeto de duplicação da Av. Edgar Pires de Castro, todos eles rejeitados pelos vereadores da base do governo Fogaça.

3 – No segundo semestre de 2008, realizamos uma reunião na Restinga com o Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Sr. Luiz Bueno, e lideranças empresariais da Restinga e do Extremo Sul, buscando recursos do Governo Federal para a duplicação da Av. Edgar Pires de Castro.

4 – O Secretário de Gestão, Sr. Clóvis Magalhães, ficou responsável de enviar o projeto de duplicação da Av. Edgar Pires de Castro até dezembro de 2009 ao Ministério das Cidades, compromisso este não cumprido.

5 – Com a interdição da Av. Edgar Pires de Castro, as demais alternativas apresentadas sofrem com a falta de projetos e descontinuidade da Gestão Pública Municipal. Segue o seguinte roteiro:

6 – A alternativa que a EPTC apresenta é pela Estrada Darci Pozzi, a qual 80% dela foi asfaltada em 2008, sendo que os 800m faltantes, com o projeto pronto, não foram concluídos até o momento e a estrada é só buracos.

7 – A outra alternativa é pela Vila do Salso indo até a Costa Gama.

8 – Em 2002 foi inaugurada a primeira ponte do início das obras deste acesso, sendo que a continuidade das obras não foi mais executada.

9 – Neste acesso pela Vila do Salso há uma segunda ponte no local, denominada Passo da Figueira, onde tem uma placa da Prefeitura Municipal anunciando que a ponte está interditada, conforme matéria da jornalista Denise Waskow no jornal Diário Gaúcho do dia 11 de novembro de 2009.

10 – No dia 6 de novembro de 2009, encaminhamos ao prefeito Fogaça uma solicitação de manutenção na ponte sob o Arroio do Salso na Rua da Figueira, entre a Costa Gama e a Restinga (ponte interditada, mas utilizada pela população local). Tal Pedido de Providência não foi atendido pelo governo Fogaça até este momento.

11 – Por que a administração Fogaça deixa a população correr risco de vida ao utilizar a parte interditada?

12 – A outra saída alternativa é pela Estrada do Rincão até o Belém Velho, estrada esta de chão batido que está intransitável pela quantidade de buracos e falta de manutenção.

13 – A outra via alternativa é pela Lomba do Pinheiro, pela Av. João Antônio da Silveira, que é pista simples sem acostamento e que também foi prometida a sua duplicação pelo governo Fogaça. Queremos ver a data e o projeto da duplicação.

14 – Esta alternativa pela Lomba do Pinheiro, pela Av. João de Oliveira Remião, aumenta a viagem em 20 km para quem precisa trabalhar na região do Barra Shopping Sul, no bairro Cristal, na Tristeza ou em Ipanema.

15 – Em novembro de 2009, os vereadores realizaram uma audiência pública no bairro Hípica, com a presença de 27 associações comunitárias, para tratar da precariedade dos ônibus de toda a região, bem como da busca de lotações para as únicas regiões da cidade que ainda não têm: Restinga e Extremo Sul. O Secretário e a EPTC se fizeram ausentes na reunião. Pedimos uma audiência ao prefeito Fogaça para receber os vereadores e a comunidade, sendo que até o momento estamos aguardando.

Os 15 pontos acima não foram respondidos de forma satisfatória pelo líder do governo, vereador Valter Nagelstein.

Uma comitiva de vereadores está se deslocando para a região agora às 13:30, no dia 07/01/10.

Vereador Eng. Comassetto – Líder do PT na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Vereador Comassetto e demais vereadores na ponte da Estrada da Figueira, interditada, mas em uso.

Vereador Comassetto conversando com Moradores da Estrada da Figueira.

Vereador e vereador Mauro Pinheiro, Placa Indicativa de Ponte Interditada pela Prefeitura, na Estrada da Figueira, mas em uso.

Vereador Comassetto e demais vereadores na Ponte Edgar Pires de Castro sobre arroio do Salso.

Vereador Comassetto com sr. Ronaldo, Presidente da Ass. Comerciantes da Restinga.

Sobre esse assunto, também acesse o blog Buracos da Baltazar.

Fotos: Ver. Engº Comassetto


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