1 de abril de 2010

XII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - PUCRS

Clique na imagem para ampliá-la.

O Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire é um evento que dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no RS, tendo a obra do autor como fonte inspiradora para desenvolver uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social.


Desde sua criação, em 1999, o Fórum busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Para tanto, tem aperfeiçoado os pontos de contato do diálogo entre as experiências de Educação Popular, em diferentes contextos. Para além das Instituições Universitárias, o Fórum Paulo Freire se articula com as escolas, os Movimentos Sociais, ONGs, Associações Populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todos e digna de se viver.


A organização do XII Fórum se fundamenta na compreensão de que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Para tanto, orienta-se pelo princípio geral de que aprender com a própria história é um dos saberes da Educação Popular e busca operacionalizar os seguintes conceitos: aprender a dizer a sua palavra; diálogo problematizador; escuta; registro e pesquisa situada. O Fórum convida a todos os participantes para uma experiência da práxis freireana.


Informações sobre inscrição, valor, apresentação dos trabalhos, entre outras, acesse AQUI ou AQUI.

Nenhum comentário: