2 de setembro de 2010

“Grupos virtuais são a grande novidade no processo de formação da opinião”, destaca Tarso durante almoço com tuiteiros

O almoço de Tarso Genro com os seus seguidores no Twitter, ocorrido nesta quarta-feira (01), reuniu centenas de pessoas no clube Caixeiros Viajante em Porto Alegre. O evento serviu para aproximar o candidato da Unidade Popular com os militantes ou simpatizantes virtuais. Tarso adotou o Twitter em abril deste ano e já conquistou quase 9 mil seguidores.
Além de confraternizar e interagir com os tuiteiros, Tarso apresentou o seu programa de governo e ações na área de Tecnologia da Informação e inclusão digital.

“Vocês formam a nova geração de pessoas que se agrupam no espaço virtual e são capazes de transformar a política no país. Essas inovações trazidas pelas novas tecnologias colocam a democracia em um outro patamar. E esse grupo social que representa milhares e milhares gaúchos é a grande novidade no processo de formação de opinião e de interferência no processo político democrático aqui no Estado”, ressaltou Tarso.
Propostas da Unidade Popular para inclusão digital e controle do governo:
Para a realização de um governo aberto e digital utilizaremos todas as ferramentas da Tecnologia da Informação (TI) que possibilitem o acesso democrático a todas as informações sociais e de governo priorizando as políticas da inclusão digital.
Criaremos o Programa Governo em Casa, com políticas de Governança Eletrônica, utilizando as redes sociais e das tecnologias da informação para aproximar governo e sociedade, com transparência e controle público. Garantiremos três níveis de acesso digital: 1) Informação e Controle Público. 2) Prestação de Serviços Públicos. 3) Participação, interação e fóruns de debate.
Vamos criar o Programa Inclusão Digital e Cidadania que amplie o acesso via Banda Larga em todas as regiões e implante uma rede de telecentros em todo o Estado.
Estabeleceremos uma política que combine a ampliação do acesso à tecnologia, através do Programa da Rede de Telecentros RS, a parceria com o Governo Federal no Projeto “Um Computador por Aluno”, além da criação de CRCs (Centros de Recondicionamento de Computadores), de linhas de crédito para aquisição de computadores e de parcerias com programas de inclusão digital promovidos no âmbito da sociedade civil.
Proveremos o Estado de infraestrutura tecnológica. Criaremos um Programa de Conectividade Estadual, articulado com as iniciativas do governo federal.
Criaremos Polos regionais de hardware e software, visando atender o Programa de Conectividade Estadual.
Estimularemos a implementação de Parques Tecnológicos e Incubadoras voltados para o desenvolvimento da Indústria de Software.
Ampliaremos a utilização de Softwares Livres, a utilização de programas de código aberto pode cumprir um importante papel na redução da dependência tecnológica e na diminuição dos custos das políticas de TI.
Incluiremos as Ciências da Computação no Ensino Básico.
Fortaleceremos a PROCERGS, resgataremos o papel estratégico da empresa, recuperando seu papel como instrumento de implementação de políticas de TI. A PROCERGS pode cumprir um papel essencial na elaboração de um Plano Diretor de Informática para o RS.
“Vamos criar uma vasta esfera pública virtual, em torno do governo, de controle, de indução, de critica, de observação da transparência para que essa energia não se dissolva. Para que ela continue sendo uma energia positiva sobre o governo, controlando o governo, criticando e abrindo o governo para as opiniões’, garatiu o candidato da Unidade Popular. O evento foi transmitido ao vivo pelo site www.tarso13.com.br.

Fonte: Tarso13 



A Dialógica foi a apresentadora do encontro. :-)

Nenhum comentário: