5 de novembro de 2010

"Era algo para atingir outro foco"*


*Qual seria o outro foco no pedido de desculpas dessa moça? 

Como não tenho o endereço dessa moça, Mayara Petruso, permito-me enviar esse texto na forma de carta aberta.

A ela, que transformou-se numa espécie de musa daquilo que há de mais obscuro na sociedade brasileira, digo, inicialmente, o seguinte: que preste atenção no seu próprio nome. Mayara, q pode ser uma corruptela de Maíra, é um nome de origem indígena. O sobrenome Petruso, deve ser de origem italiana, como o de muitos que apoiaram seu "manifesto". Vê-se pois, uma mescla tipicamente brasileira, bem longe daqueles padrões de "pureza" racial, tão ao gosto de quem advoga em favor dessas idiotices. Na pesquisa que fiz na internet, alguém afirmou que ela é "detentora de olhinhos com traço nipônico". Então, dá para ver como pode-se ir longe nessa polêmica que envolve as questões raciais.

Seria interessante que Mayara e seus apoiadores (ao que parece, muitos descendentes de imigrantes), passassem os olhos sobre a história das várias populações que imigraram para o Brasil nos diversos períodos da nossa história e que acabaram formando o que se conhece hoje como povo brasileiro. Verão q, com algumas exceções, a maioria dos imigrantes, vieram para o Brasil, como se diz por aqui, com uma mão na frente e outra a atrás. Primeiro foram os degredados, depois os pobres de Portugal e alguns de seus senhores, que trouxeram para cá, à força, os negros africanos. Mais tarde, os pobres de várias partes da Europa e de outras partes do mundo.

Não dá para dizer que esses "colonos" foram recebidos com rosas. Tiveram que lutar duramente pela sobrevivência, até conseguir ascender socialmente e desfrutar de uma certa estabilidade econômica. Alguns prosperaram de tal forma que isso seria inimaginável se tivessem permanecido em seus países de origem. Mas, convenhamos, se essas pessoas vieram para cá nas condições que bem conhecemos, não foi pela cor dos olhos dos nossos nativos. Ninguém sai de sua pátria para enfrentar agruras além fronteiras por nada. Vieram, porque em seus países de origem eram considerados a escória da sociedade, eram discriminados da mesma forma como hoje seus descendentes discriminam os "nordestinos" que "afundam o país de quem trabalha...". Esses "colonos" eram o sub produto de intermináveis crises e guerras que sempre varreram o mundo. E ainda varrem: lembrem a barbárie na Iugoslávia, no coração da Europa "civilizada". Eram o excedente populacional, a reserva de mão de obra semi escrava que a economia não consegue absorver, os bucha de canhão, que as classes dominantes e os donos do capital utilizavam a seu bel prazer para garantir a acumulação de sua riqueza.

Aqui, talvez, eu esteja falando grego para Mayara e seu seguidores, pois eles não tem repertório para entender os processos históricos que estão por trás das crises que levam a esses movimentos populacionais e que, também, explicam a sua visão de classe, a sua pretensiosa ilusão de pertencimento a uma "elite" a qual estão muito longe de pertencer. Até porque, se fossem capazes de entender isso, jamais teriam escrito as barbaridade que escreveram.

Mas como sempre é tempo de recuperar o tempo perdido escrevendo barbaridade nos "orkuts", Mayara e seus seguidores poderiam começar lendo "A Ferro e Fogo", romance de Josué Guimarães, que pode lhes esclarecer, não de uma forma meramente técnica, mas a partir de uma visão humanista, o que significa ser um imigrante. O autor, falando pela boca de seus personagens, dá uma visão do que foi o traumático processo da colonização alemã no Rio Grande do Sul e que, de certa forma, guardadas as especificidades, é o que acontece com todas as pessoas que são deslocadas (ou se deslocam) de seus lugares de origem em busca de melhores condições de vida. Quem, em sã consciência, deixaria suas raízes, sua cultura, as coisas com as quais tem afinidade, para lançar-se gratuitamente em tantas dificuldades? Salvo um que outro, com espírito de aventura, as pessoas só fazem isso em situações extremas.
Claro, poderíamos dizer que os imigrantes nordestinos que "infestam" São Paulo são vítima da miséria e da ignorância que os levam as mas escolhas políticas, que num ciclo vicioso, produzem mais ignorância e miséria ou vice-versa, o que nos enredaria numa interminável discussão sobre o que é causa e o que é efeito.

Mas, se os "ignorantes" tem a desculpa da miséria para suas más escolhas, Mayara e seus seguidores, que fazem parte da "elite" letrada não tem desculpa nenhuma para votar num "coiso" como Serra. Qual é a justificativa para dar voto a alguém que tem aliados como os neonazistas, militares golpistas e religiosos fanáticos? Querem eles instaurar no Brasil um regime nazi teocrático? Mayara quer usar burka?

Penso ser fundamental Mayara e seus simpatizantes entenderem que não podem impedir as pessoas de buscarem melhores condições de vida e que os governos tem a obrigação de criar políticas públicas para que isso aconteça. Ainda mais no caso dela, uma estudante de direito. Como alguém pode advogar se não reconhece o direito mais elementar, que é o direito do outro a sobrevivência? Como alguém pode advogar sem ter a menor noção sobre o papel do estado como instância protetora e provedora dos cidadãos e reguladora das relações sociais?

Tenho certeza absoluta q cada uma dessas pessoas que comungam com as "idéias" de Mayara, que ela "brilhantemente" sintetiza numa frase, essas mesmas pessoas que se sentem roubadas por que o governo usa o dinheiro dos impostos "para sustentar vagabundos", estariam sadicamente satisfeitas se o governo gastasse o triplo ou mais desse valor, para construir presídios e equipar a polícia a fim de por esse mesmo número de "vagabundos" na cadeia. Para vigiar e punir a "negrada que não conhece o seu lugar", não há dinheiro mal gasto, no entender dessa "elite" herdeira da mentalidade escravagista. Mesmo que, contraditoriamente, educar e prover seja muito mais barato em todos os sentidos.
A contabilidade dessa direita proto fascista é fantasticamente mesquinha e rasa, só se equiparando a sua capacidade de sintetizar numa única frase toda a complexidade do mundo. O que sempre nos obriga a escrever laudas e laudas para demonstrar a falácia dessas "sínteses".

Mas, o que seria uma aparente contradição, pode ter uma explicação óbvia, que de tão óbvia jamais seria admitida por Mayara e seus pares, nem nos seus mais sombrios delírios. Para exemplificar, recorrerei a um episódio ocorrido quando o PT era governo em porto Alegre. Uma área em que esta administração atuou com firmeza foi a da habitação popular. Muitos regiões da cidade com sub habitações foram reconstruídas e urbanizadas. O entorno de tais áreas, ao contrário do que era esperado, reagiu mal a tais melhorias, pois a "prefeitura deu casa de graça para vagabundos". Intui, na época, que o custo monetário de tais melhorias não era realmente o que importava. O que subjazia, não perceptível racionalmente aos críticos, era o custo simbólico dessa ação da prefeitura. Mesmo as favelas sendo uma vizinhança incômoda dentro de bairros classe média, ainda assim isso era usado como uma espécie de "medidor" social. Os moradores mais bem situados economicamente, sempre poderiam abrir suas janelas e constatar como estavam "bem de vida", pois logo alí ao lado eles podiam ver os que "estavam na pior". Isso trazia um certo conforto íntimo, por não estarem na mesma situação. Bastou a prefeitura agir sobre tais áreas e aquele "medidor" desapareceu, mostrando as "pessoas de bem" que a diferença que os separava dos favelados não era tão grande assim. Bastavam algumas melhorias aqui e ali e tudo ficava muito parecido e o que antes distingua, agora não distinguia mais. (Hoje, paradoxalmente, ao passar-se alí, essas habitações construídas por um programa habitacional de um partido progressista, estão com suas janelas tomadas por adesivos de partidos de direita.)

Para minha surpresa, durante a campanha recebi um texto de Marilena Chauí onde ela afirma:

"A classe média urbana, que está apavorada com a diminuição da desigualdade social e que apostou todas suas fichas na idéia de ascensão social e de recusa de qualquer possibilidade de cair na classe trabalhadora. Ao ver o contrário, que a classe trabalhadora ascende socialmente e que há uma distribuição efetiva de renda, se apavorou porque perdeu seu próprio diferencial. E seu medo, que era de cair na classe trabalhadora, mudou. Foram invadidos pela classe trabalhadora."

Então pode ser isso: Mayara, mesmo inconscientemente, já não se sente tão diferente, aquilo que a diferenciava da ralé agora a iguala, aquele celular que parecia exclusivo, agora qualquer "empregadinha chinelona tem". Aquele tênis exclusivo está ao alcance de muitos. A diferença q Mayara buscava no outro, claro q sempre com um saldo positivo para ela, desapareceu ou ficou difícil de encontrar. Mayara é só mais uma moça da classe média remedada que busca a todo custo manter o seu stados social em meio a uma horda de "bárbaros" que buscam ascender socialmente, disputando com ela espaços e símbolos de poder e prosperidade que antes eram exclusivos de uma minoria.

Essa incapacidade da maioria das pessoas de porem-se no lugar do outro, sempre me impressiona. E todas esquecem muito rápido o que se passou em uma ou duas gerações. Melhorando sua condição de vida, ao invés de lançarem um olhar solidário as pessoas que estão numa situação em que elas próprias estiveram há pouco tempo, discriminam e segregam. Como sou um tanto pessimista sobre a natureza humana, não me surpreenderia em nada, se esses mesmos nordestinos, ao melhorarem de vida, não passariam eles próprios a discriminarem seus conterrâneos menos afortunados.

A única maneira de evitar isso é impor (a palavra é essa mesma), um processo educativo que vá além da formação de alfabetizados funcionais, com é o caso de Mayara e sua turma. Impor um processo educativo onde a sociologia, a filosofia, a formação política e os direitos humanos sejam disciplinas obrigatórias desde as séries iniciais, a fim de garantir uma formação cidadã na acepção da palavra. Claro que sempre haverão os refratários e os recalcitrantes, nos quais ter-se-á que empurrar goela abaixo os conceitos de cidadania. Então que seja, pois se não for por outro motivo, pelo menos para que o estado possa agir com a consciência tranquila sobre esses fascistas empedernidos, já que forneceu todas as condições para que cada pessoa entenda que não pode fazer apologia da violência e do preconceito. Para que nunca possam alegar em sua defesa que o "preconceito acabou saindo fora de controle" ou que "era algo pra atingir outro foco", como disse Mayara.

Nosso presidente operário, também ele um nordestino retirante, que já garantiu com folga seu lugar na história, por tudo o que fez pelo Brasil, de certa forma esqueceu seu passado e se deixou contaminar por uma espécie de vaidade frívola, ao enterrar uma babilônia de dinheiro em projetos duvidosas como copas e olimpíadas. Lula parece preferir passar para a história como patrono desses eventos megalômanos do que como alguém que fez uma verdadeira revolução educacional e cultural no Brasil. Sim, por que não basta inaugurar escolas técnicas para formar mão de obra qualificada a fim de atender as demandas do capital. É preciso ir muito além e entender por que uma parte importante da juventude alienou-se da política, por que está disposta a atropelar os princípios civilizatórios mais elementares, a pondo de dedicar-se com tanto empenho a essa cruzada fascista desencadeada pela campanha de Serra. Ou participar, com entusiasmo, de certos "eventos" universitários, como perseguições a alunas de minissaias e "rodeios de gordas". Isso é extremamente preocupante.

Se a disputa com Serra produziu algo de útil, foi fazer emergir das profundezas da nossa sociedade ilusoriamente pacífica e que mal disfarça seu racismo, o monstro da intolerância que muitos supunham extinto. Isso só mostra o quanto precisamos andar, o quanto uma democracia formal, por si só, não dá conta de neutralizar essas forças antediluvianas que estão em permanente prontidão a espera de uma oportunidade de voltar ao poder. A disputa eleitoral deixou escancarado o quanto é necessária uma grande campanha nacional de formação cidadã, o quanto cada recurso de que dispomos deve ser aplicado no que é absolutamente necessário, a fim de criar uma barreira efetiva contra o retrocesso e o fascismo.

Talvez fosse interessante nosso presidente dar um mergulho em suas lembranças de retirante, para recordar o quanto sua vida foi difícil e de como ele precisou e conseguiu superar tais dificuldades, para tornar-se aquele que hoje comanda a maior transformação social e política do Brasil, desde que esse país se conhece como tal. Lula precisa dar esse mergulho na sua antiga vida de pobre, para recuperar aquele sentido de prioridade que a pobreza dá, onde cada centavo tem a sua destinação e mesmo assim sempre falta algum para atender todas as necessidades. E fazer com que Dilma entenda isso também, entenda o quanto é preciso investir cada precioso centavo dessa babilônia de dinheiro que ela precisará aplicar no "bolsa cidadania". Mas não para acabar com a pobreza dos nordestinos, pois isso já está sendo feito com os recursos destinados ao bolsa família, mas para debelar a pobreza de espírito das mayaras da vida, dessa classe média arrogante e desnorteada, açulada pelos capangas da mídia e os neonazistas, preza fácil que é de qualquer tucano/picareta/messiânico/carola.

Talvez isso nos saia infinitamente mais caro do que o bolsa família, consuma boa parte daquilo que vamos ganhar no pré-sal, pois o preconceito e a ignorância são infinitamente mais difíceis de erradicar do que a fome. Mas tem que ser feito. É fundamental o enfrentamento aos ignorantes, os que se pretendem letrados, essa falsa "elite" que olha com desprezo aqueles que não pertencem a classe a que ela supõe pertencer. Assim, Lula e Dilma, deixemos de lado certas "manias de grandeza" e vamos ao que é essencial, sob pena de que tudo isso que foi construído ao longo dos oito últimos anos seja transformado em pó. Se a esquerda não tem os sentidos da prioridade e da urgência, a direita os tem. Se a direita voltar ao poder, possibilidade que não é remota, ela correrá contra o tempo e num único mandato acabará com o que sobreviveu a devastação neoliberal da era FHC. Entraremos aceleradamente num processo de mexicanização. O estado brasileiro será de tal forma destruído, que não terá mais estrutura e nem recursos para impor qualquer política pública. Será um retrocesso a condição de colônia dos EUA, de uma forma nunca vista até aqui.

Assim, nós também devemos trabalhar em regime de urgência, para criar uma certeza inabalável na sociedade sobre quem realmente tem um projeto político para o Brasil. De tal forma que nunca mais precisemos passar por uma campanha eleitoral tão sórdida como essa última. Não resolver no primeiro turno uma disputa com um adversários tão desqualificados, deve nos fazer meditar profundamente. O surgimento de candidaturas diversionistas, como a de Marina Silva, e a sobrevida de Serra no segundo turno, só foi possível graças a um fator que impediu a população de reconhecer claramente qual era a proposta real para o pais e que no caso de Mayara, atingiu as raias do absurdo: a brutal falta de formação política do povo brasileiro.

Apesar de todas as realizações, o governo Lula avançou muito pouco em relação a sua capacidade de fazer a população entender a gritante diferença entre os projetos em disputa. Isso pode ser explicado pela vacilação de Lula em confrontar a mídia, que no final das contas, acabou funcionando como a viga mestra da campanha serrista. Foi dalí que partiram os golpes mais baixos, as articulações mais sórdidas, a pregação golpista descarada, muito além daquilo que já tinha emoldurado as campanhas anteriores. Se Dilma não tomar as rédeas dessa questão, ela pode fazer o melhor governo que fizer e mesmo assim será arrastada para outra disputa suja, onde as propostas e o projeto político serão escamoteados para dar lugar a toda a vilania que a mídia/braço/armado da direira puder engendrar.
A Dilma não basta fazer, ela precisa convencer as pessoas que fez, mesmo que suas realizações estejam alí, visíveis e ao alcance da mão. Num mundo midiatizado, o simulacro da realidade é mais importante que a própria realidade. O único antídoto para isso é a formação política, que permita a população desenvolver um senso crítico de tal forma que ela saiba, pelo menos, que não deve colocar nas janelas de suas casas, adesivos dos seus inimigos de classe.

De tudo o q Dilma pode deixar para o futuro, além das realizações materiais, o que contará mesmo, é fazer o povo entender o que é real e o que é obscurantismo. Isso é a garantia do nosso próprio futuro e o que nos salvará das mayaras desse país.

E quanto a Mayara...bem, agora ela sentirá o q é ser discriminada. Ficará "marcada na paleta", por ser tão voluntariosa e ir atrás de um Lacerda tardio e dizer claramente o que Serra dizia nas entrelinhas. Serra fez a campanha mais suja que esse país já viu e não teve tanta sutileza assim ao, por exemplo, responsabilizar os imigrantes pela deplorável situação do ensino em São Paulo, durante seu mandato. Mas quem responsabilizará criminalmente Serra como xenófobo ou racista? Ele está lá, bem protegido, ao lado de seus pares, da tal elite quatrocentona, perversa e parasitária, descendente dos capitães de mato que massacravam e escravizavam índios.
Já Mayara, pelos bons serviços prestados, perdeu seu emprego e está tomando um processo pelas fuças. E o pior é que nem pode esperar solidariedade do Serra, que não foi capaz de defender a própria mulher quando Dilma, num dos debates da campanha, cobrou, de Mônica Serra, a denúncia de que ela, Dilma, era "assassina de criancinha".
Mayara aprenderá, agora, que a distancia que a separa de "ralé" e bem menor do que ela imaginava.

Eugênio Neves

Atualizado em 5 de novembro de 2010 às 21h09min.

15 comentários:

NECA disse...

Eugênio, parabéns! Li todo o texto e concordo em número, gênero e grau. Essa Mayara deve enfiar a viola no saco e, como tantos da idade e origem dela, aprender e ler muito - ter consciência histórica e política o que, tristemente, falta em nossos jovens! Abraço.

Dilson disse...

José Serra...esta é tua herança.

cao@dino disse...

Eugenio. não dá para tapar o sol com a peneira,essa desmiolada é uma "inocente" util do zé serra palin que provocou o odio reprimido do tea party brasileiro durante os 8 anos do governo lula.este movimento nunca morreu;ele estava se fazendo de morto só aguardando o momento certo para atacar, e ele foi dado e estimulado pelo sequelado da bolinha de papel.
incendiaram 2 pessoas em são paulo e a imprensa escondeu para não ligarem os fatos.

Michel disse...

Eugênio peço autorização para republicá-la em outros sítios, com as devidas referências. Grato.

Claudinha disse...

Autorizado, basta citar a fonte.

Claudinha disse...

cao@dino, podes enviar mais informações a respeito dessas pessoas queimadas?

cao@dino disse...

Eugênio.eu soube por uma materia muito tímida da folha de são paulo ontem: a policia rodoviária que atendeu a ocorrência teria chegado ao local e encontrado um carbonizado e o outro ainda vivo(em chamas)eles estavam embaixo de uma ponte e o 2º parece que morreu no hospital.é obvio que isso é gravíssimo,ainda mais depois dos últimos acontecimentos,o pig sabe que os fatos devem ter relação e escondem a informação.infelizmente a minha contribuição é rasa por causa da liberdade de empresa.
abraço.

Anônimo disse...

Fantástica a matéria. Ë o que eu vivo dizendo para parentes e amigos muito arrogantes com a tal da origem europeia: para cá vieram os pé-na-m*rda da Europa, mas eles fazem quesão de ignorar esse detalhe.
Só uma dúvida: Eu vi um debate em que a Dilma falou que a Monica Serra a acusava de "matar criancinhas", nunca vi nem ouvi a Dilma falar do aborto da Monica. Desculpa se estou enganada.
\o/ - Lu

Eugênio disse...

Lu, tens razão, já retifiquei.

Castor Filho disse...

Não, não e não. Não concordo com nada (do que li da msg aí e parei de ler na 3a., 4a. linha).

Mayara não aprenderá porra nenhuma.

Sou totalmente contra esse conversê fiado, aí, sem parar, como se Mayara tivesse alguma importância e/ou como se ela fosse diferente, por exemplo, da D. Danuza.

Me avisem no "Assunto", por favor, quando se tratar de 'lições' de ou sobre essa fascista, que é pra eu nem abrir a msg. Mayara NÃO É PROBLEMA, não, pelo menos, individualizado como ficou, pq a idiota meteu-se de pata a ratazana e berrou, aos quatro ventos o que berrou.

O problema de uma dondoca fascista que fala em matar nordestinos É IDÊNTICO ao problema da D. Dora Kramer que fala em votos de primeira classe (os paulistas) e votos de segunda (os nordestinos).

Quem quiser meter-se a avançado e libertário, NÃO PERCA TEMPO XCHINGANDO a tal Mayara-nada. Use o próprio tempo e energia -- e também o nosso! -- pra esculhambar a D. Dora Kramer. A tal Mayara amanhã não escreverá nem rol de roupa pra lavanderia. D. Dora Kramer lá estará, amanhã mesmo, a esculhambar o MEU (NOSSO) VOTO.

Meu problema não é nenhuma Mayara. Meu problema são os nossos que perdem tempo com Mayara.

Anônimo disse...

Castor

Tbém não concordo com nada q tu dizes.
Acho q deverias ler até o fim o conversê fiado. Mayara é um problema, sim!!!!! É dessa matéria prima que se fazem as marchas com deus pele liberdade e os golpe de 64. Mania q a esquerda tem de subestimar essa gente. O estado tem q ir com tudo pra cima dela, aproveitar a repercussão e tranformá-la num caso emblemático, salgar e pendurar nos postes, para dar o exemplo. Acho que um aperto na Mayara faria muitos iguais a ela se encolherem.

E sobre dora kramer e q tais, quando se tem a oportunidade de neutralizar essa gente, o q se faz? Dá-se a eles a direção de uma tv pública, ou o ministério das comunicações, né? E o q se ganha em troca desse "acordão"? A campanha midiática mais suja da história. E ainda por cima, tendo que ouvir uma bravata do Lula sobre como não se deve ter medo da mídia. Gastei oito anos do meu "tempo e energia" (e conheço muitos q tbém gastaram) dizendo isso que o Lula só veio dizer no final da campanha, mesmo assim, quando a água já estava pela sua barba.
Então, pra treinar, vamos começar botando banca pra cima das mayaras, q é o q dá pra nossa bolinha. Depois, a gente ronca grosso com as doras kramer.

Eugênio

Gilmar Antonio Crestani disse...

Eugênio, mais uma vez acertastes o alvo, por isso estou replicando no meu blog com os devidos créditos. Concordo também com alguns leitores, a menina é representativa de um modo de pensar que está todo dia na velha mídia. O coronelismo eletrônico, que conheces muito bem, reproduz, de forma talvez menos direta, o mesmo viés. Basta lembrar como a RBS trata os Sem-Terra. Perdo da RBS, Mayara seria uma coroinha...
abs

Anônimo disse...

"Aqui, talvez, eu esteja falando grego para Mayara e seu seguidores, pois eles não tem repertório para entender os processos históricos"

Lendo isso me lembrei de um episódio durante a campanha. Num fórum, comentávamos sobre o período FHC e coloquei na discussão a frase dele sobre sua missão de romper com a era Vargas. Fui rebatido, com a tradicional delicadeza desses tucaninhos, por MUITAS pessoas dizendo frases do tipo "estamos em 2010, o que o Vargas tem a ver com isso".

Martins Andrade disse...

O que falta à Mayara é um pouco de erudição.
Está numa faculdade, sabe ler e escrever mas não tem erudição, aquele cabedal de conhecimento que o ser humano vai acumulando ao longo de sua trajetoria intelectual.
Seria de bom alvitre que a estudante desse uma lida sobre a etnia da sociedade brasileira.
Imagine a futura doutora Mayara atuando num processo trabalhista cujo reclamante seja um nordestino.
Êiê!
A jovem não conhece esse termo nordestino, mas é algo como: arre égua!

Anônimo disse...

Martins
Na verdade o que falta a Mayara é responsabilidade, falo o que quero e f@#¨&.

Somos ou não responsáveis pelo que fazemos, pensamos e agirmos?

Por isso ela esta sentindo na pele o preconceito e o racismo, por falta de responsabilidade em suas palavras.

Tomara que ela pegue um Juiz Nordestino pela frente, só para o braço da justiça ser um pouco mais pesado para ela.

Jamil