Afirmo que estou arrasada ao ver o PT valendo-se da mesma metodologia dos partidos tradicionais. Um partido que nasceu de base, foi hostilizado pela mídia comprometida com os grandes interesses econômicos incansavelmente e que cresceu apesar disso. Pois bem, todo este histórico foi jogado no lixo por render-se ao jogo político da direita. Ficou claro que lidar com PTB, PL, PMDB, PP, por uma questão política estrutural, só na base da grana. O PT não inventou a roda neste caso.
Sinto que preferiria ver o Lula ser achincalhado por ter tomado medidas que, certamente, seriam taxadas de “chavismo”. Pois ele preferiu tomar medidas que o afastou da sua base e, hoje, está sendo achincalhado por envolvimento em corrupção. Uma vergonha!
Escandalizo-me frente a políticos de renomada história corrupta, ter a cara-de-pau de posar como defensores da moral política deste país! O neto do Toninho Malvadeza, o Bornhausen! É de lascar!!! Estou puta da cara com o PT, que permitiu esse descalabro: quem mandou se meter com gente inescrupulosa?
Fico pasma com as críticas ao PT, quanto ao seu discurso pela ética. Por acaso algum partido veio a público dizer que era corrupto???? Nenhum, óbvio. A diferença era essa: até bem pouco tempo atrás, a direita ficava muito braba, porque não havia como sustentar o discurso da ética, quando se tinha FHC, Maluf, Sarney, ACM, Bornhausen, Britto em seus quadros. Hoje, o PT se igualou a essa gente: tem Delúbio e Silvio Pereira. Talvez se junte, a eles, o José Dirceu.
Aumenta mais e mais a minha indignação com a mídia hegemônica pelo tratamento dado a essa questão e pela estupidez da esquerda em não entender o papel estratégico que a comunicação tem nos dias de hoje. Já está me cheirando mais do que estupidez: está me cheirando a burrice mesmo.
Estou preocupada com o destino da esquerda neste país. Não é porque o PT está metido em corrupção, que os demais partidos serão redimidos dos seus pecados, isto é, terão sua trajetória política esquecida. Se o maior partido de esquerda não for a opção de um país mais justo, quem será??? O PSDB, que deixou o país num apagão, além de ter dado de presente nosso patrimônio público nas privatizações? O PMDB da hiperinflação? O PP e o PFL filhotes da ditadura militar? O PPS não tem mais identidade política com o PCB; o P-SOL não tem registro; além do mais, estes não possuem expressão política tal qual o PSTU e o PC do B em nível nacional. Meia-dúzia de gatos pingados no Congresso e em cargos executivos. É impressionante a situação que nos encontramos: com PT e tudo, a população brasileira está muito mal representada. Isso é muito grave e ninguém discute: a corrupção como estrutura da política nacional. Essa deveria ser a pauta: mas como não há interesse que essa estrutura mude, “vamos dar pau só no PT e retomar o poder”. O Bornhausen andou falando demais, expondo exatamente como pensam os que não gostam do PT.
Só se desilude quem um dia se iludiu. Não é meu caso. O sentimento é de tristeza, decepção e angústia. Não vejo o desejo do partido retornar ao seu discurso histórico, basta acompanhar o comportamento do José Dirceu em se recusar a sair da chapa. Uma esperança: quando setembro vier, que traga a beleza da primavera a meu coração indignado...
Claudia Cardoso, colaborou Eugênio Neves.
30/08/2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário